TORTA VEGANA DE MOUSSE DE CHOCOLATE

12:17


Voltei de viagem e haviam tâmaras na despensa que logo logo iriam expirar. Usei um pouco para fazer cuscuz, mas eram muitas... Lembrei da massinha de torta vegana que tinha feito há algum tempo e resolvi aproveitá-las em um doce. Estando um pouco enferrujada, guardei o plano de fazer um doce com creme de queijo de cabra, massa de tâmaras com nozes pecans, um pouco de mel e talvez damascos para um outro dia.

Segui a receita da Linda, adaptando pouca coisa e aproveitando que tinha quase todos os ingredientes em casa. Se você for vegano (e também se não for) essa é a receita que você deve fazer! Super super fácil de fazer. Leva uma boa quantidade de ingredientes, mas basicamente você bate tudo no liquidificador e monta a torta. 

Mal vejo a hora de fazer só o recheio e servir em potinhos, como uma mousse com cobertura de pistaches ou amêndoas tostadas picadinhas. Super fácil e delicioso.





T O R T A   V E G A N A   D E   M O U S S E   D E   C H O C O L A T E

- Massa -
1/2 xícara (100 g) de tâmaras sem caroço
1/2 xícara (85 g) de amêndoas sem casca
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de expresso

- Recheio -
1/2 xícara de castanha de caju, de molho em água de um dia para o outro
3 colheres (sopa) de óleo de coco
1/3 xícara de leite de coco integral
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de maple syrup
1/2 xícara de manteiga de amendoim
3 colheres (sopa) de expresso ou um café bem forte
1 banana

- Cobertura -
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (copa) de cacau em pó
1/2 colher (sopa) de maple syrup

- Ornamentação -
Cacau em pó
Amêndoas em lascas

1.  Drene as castanhas de caju e deixe-as de molho novamente em água morna. Coloque as amêndoas no processador, ou liquidificador, e pulse até que vire uma farinha. Adicione as tâmaras, cacau em pó e sal e pulse/bata até que se forme quase uma pasta. Adicione o café e pulse novamente até que a pasta fique misturada.
2.  Pressione a mistura numa forma de 15 cm de fundo falso. Coloque-a no congelador enquanto prepara o recheio.
3.  Coloque o óleo de coco, o leite de coco, cacau em pó, maple syrup, manteiga de amendoim e café em uma panelinha. Esquente gentilmente, somente para facilitar os ingredientes a se combinarem.
4.  Ponha os ingredientes da panela no liquidificador/processador. Adicione a banana e as castanhas drenadas e bata até que a mistura fique o mais homogênea possível. Derrame sobre a massa de tâmaras, alise a superfície com uma espátula e cubra com plástico filme. Leve ao congelador por 4 horas (ou de um dia para o outro) até que fique bem firme.

Depois de endurecer, fica mais fácil de desenformar. Após desenformar você pode manter a mistura na geladeira, mas é bom consumir em uns 2 dias. Se quiser manter por mais tempo, conserve no congelador e ponha na geladeira uma hora antes de servir.

1.  Misture todos os ingredientes da cobertura em uma pequena tigela. Polvilhe cacau em pó por cima da torta e pingue a cobertura (se tiver muito dura para pingar, você pode esquentá-la levemente no microondas até que fique numa consistência mais líquida. Ponha uma xícara com água no microondas quando fizer isso, para manter a umidade da mistura). Se quiser, adicione um punhado de amêndoas tostadas sobre a torta. Você também pode usar coco ralado, coco queimado, pistache ou outras oleaginosas de sua preferência.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe