TRES LECHES E COMO FAZER LEITE EVAPORADO

04:11


Polliana Dalla Barba é uma artista plástica e, por acaso, uma amiga minha. Polliana faz trabalhos incríveis e alguns deles tem relação com deslocamentos, viagens e uma proximidade com a América Latina. Da uma olhadinha no tumblr dela aqui, tem trabalhos ótimos!

Em um desses trabalhos ela conheceu a torta tres leches, um bolo tradicional da América Latina, que leva leite condensado, creme de leite e leite evaporado. O leite evaporado é bem comum nos nossos países vizinhos apesar de nunca ter visto à venda por aqui. Polliana trouxe uma latinha pra gente poder fazer a torta e aprendi a fazer uma versão caseira. 

No aniversário dela fiz a torta e levei para a festa. Depois esse bolo deu muitas voltas em Vitória até chegar a casa dela em pedaços e misturado com as florzinhas da decoração. Ela guardou o restinho na geladeira e foi comendo, catando as flores, aos poucos, tentando fazer aquele pedacinho durar o máximo possível. Isso até o bolo sumir e a mãe dela falar "Aquele bolo que tava aqui? Não tinha ninguém comendo, eu comi tudo.".



O bolo é tão bom que a gente já fez umas cinco vezes novamente. Inclusive, com preguiça, usamos o leite comum no lugar do leite evaporado. Continua uma delícia, mas com leite evaporado é três vezes melhor.

O leite evaporado é basicamente um leite que teve sua concentração de água diminuída, ficando ligeiramente mais denso e com uma cor mais dourada. É parecido com leite condensado, mas sem adição de açúcar. 

A maioria das receitas que vimos foi usando leite em pó, mas fizemos o nosso aquecendo o leite em uma panela. É bom que o processo seja feito lentamente, em fogo bem baixo, deixando o leite apenas fervilhando, sem ferver realmente, para que as proteínas do leite não saturem.

L E I T E   E V A P O R A D O
2 1/2 xícaras de leite integral

1. Aqueça o leite em fogo baixo, sem deixar ferver, até que o leite reduza para uma xícara.





T O R T A   T R E S   L E C H E S

3 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de leite integral
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Pitada de sal

1 lata (395 g) de leite condensado
1 xícara de leite evaporado, leite de coco ou leite integral
1 xícara de creme de leite - eu usei o fresco, mas pode ser o de caixinha ou o de lata

300 ml de creme de leite fresco, gelado
4 colheres (sopa) de açúcar



1.  Pré-aqueça o forno a 180
°C.
2.  Unte uma forma redonda de 21 cm de diâmetro. Forre o fundo da forma com um círculo de papel manteiga.
3.  Em uma tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento em pó. Misture para combinar.
4.  Bata os ovos e o açúcar na batedeira, em velocidade máxima, até triplicar de volume e ficar claro e fofo. Cerca de 3 minutos.
5.  Adicione a baunilha, o óleo, o leite e a mistura de farinha à mistura de ovos. Mexa delicadamente usando um fouet até que tudo esteja incorporado. 
6.  Despeje na forma preparada e asse por cerca de 50 minutos, ou até que, ao fazer o teste do palito, este saia limpo.
7.  Enquanto o bolo assa, faça a a calda. Misture todos os ingredientes e reserve na geladeira.
8.  Ao retirar o bolo do forno, desenforme-o ainda quente. Faça furos por todo ele com um palito de churrasco ou um hashi para que a calda penetre bem.
9.  Vá regando a calda sobre o bolo, dando tempo de absorver entre uma rega e outra. Parece muita calda, mas o bolo tem capacidade de absorvê-la completamente, só ser um pouco paciente.
10.  Quando terminar de colocar toda a calda no bolo, leve-o a geladeira até gelar completamente. Deixe lá de um dia para o outro, ou por, no mínimo, por 4 horas.
11.  Antes de servir, bata o creme de leite com o açúcar em ponto de pico firme para fazer o chantili. Cubra o bolo todo com o chantili. Você pode decorar com frutas, coco ralado, flores ou o que preferir.

Sirva gelado.





You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe