BOLO DE BANANA E CACAU & COMO FAZER LEITE VEGETAL

14:51



Geralmente, após uma leva de matérias criticando algo estabelecido, começa uma leva de críticas das críticas. Foi o que eu pensei quando comecei a ler a matéria da Vice com o título "Anthony Bourdain não dá a mínima para o seu papo de comida artesanal".

A matéria é ótima e fala como a indústria alimentar se apossou de um movimento que veio de encontro com o estabelecido, mas não pude deixar de rir com o comentário dizendo que o Bourdain virou somelier de hipster.

Não pude deixar também de concluir que o movimento é sim, muito maneiro, o que falta mesmo é sagacidade para não levar qualquer porcaria para casa só por causa do que tá escrito na embalagem. No final o que vai te fazer ter decisões mais conscientes é informação e conhecimento (o que me fez pensar nesse video aqui, bem pertinente pro momento).

Esse bolo é um banana bread, que é um bolo que leva bananas maduras na massa, perfeito pra salvar as últimas bananas da penca. Ele é super fácil de fazer e pode ser feito com ou sem derivados de animal, pra quem é vegano.

Antigamente, leite vegetal era novidade e só se comprava no supermercado. Hoje, a receita já é um conhecimento bem difundido. Caso você não saiba fazer e não queira comprar um leite industrializado, eu conto a forma como faço aí embaixo. É facílimo, você pode fazer com várias oleaginosas e dura uns 3 dias na geladeira. Você pode usar para tomar com seu café, hidratar uma chia, fazer uma vitamina, bolo...




L E I T E   V E G E T A L
1 xícara (ou fração) de amêndoas - ou da oleaginosa a sua escolha 
3 xícaras de água mineral

1.  Deixe as amêndoas de molho em duas xícaras de água por 12 horas, ou de um dia para o outro.
2.  Descarte a água e coloque as amêndoas em um processador de alimentos ou liquidificador. Adicione 3 xícaras de água e bata bem.
3.  Coe com um pano de queijo ou pano de prato bem limpo. Aperte para retirar bem o leite. 

- se não for consumir imediatamente, reserve na geladeira;
- reserve o bagaço para usar em outra receita. É amêndoa moída e não deve ser desprezada.

B O L O   D E   C A C A U   E   B A N A N A
1 bolo de 22 x 12 cm

Notas:
- quanto mais maduras suas bananas, mais doce ficará o seu bolo;
- use qualquer óleo vegetal, se for usar o óleo de coco, tenha consciência que este tem um sabor mais presente;
- use o leite vegetal que preferir também;
- a receita original pedia gotas de chocolate vegano, mas a gente queria algo que não fosse tão específico e usamos as cranberries secas. Você pode usar as gotas de chocolate que quiser ou qualquer frutinha seca, como uva passas e até adicionar oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, etc.

3 bananas bem maduras, amassadas
1/3 xícara de azeite de oliva
3/4 xícara de açúcar mascavo ou açúcar de coco
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de leite de amêndoas
1 1/2 de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau sem adição de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de cranberries secas

1.  Pré-aqueça o forno a 180° C. 
2.  Unte uma forma de bolo inglês de 12 x 22 cm com óleo vegetal.
3.  Em uma tigela grande, amasse as bananas e adicione o óleo, açúcar, extrato de baunilha e o leite vegetal e misture com um fouet até que tudo se combine.
4.  Em outra tigela, peneire os ingredientes secos: a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal. Misture.
5.  Adicione os ingredientes secos na mistura de bananas e misture até ficar homogêneo.
6.  Adicione as cranberries ou os complementos que quiser.
7.  Ponha a mistura na forma e leve para assar por 50 minutos, ou até que, ao fazer o teste do palito, este saia limpo. O topo deve rachar levemente e o perfume do bolo vai se espalhar pela casa.

Espere 10 minutos para esfriar um pouco antes de comer.


You Might Also Like

1 comentários

  1. já fui conferir quantas bananas eu tenho, hmmm! ♥

    ah, dica pra usar o resíduo da amêndoa (ou de outras oleaginosas): ricotinha! só juntar com azeite e temperinhos que quiser e sal. uma opção vegana pra passar no pãozinho, o que nem sempre é simples de achar pronto (e em geral é tudo meio caro e feito de soja).

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe