PENNE À MATRICIANA

11:44

M A C A R R Ã O   À   M A T R I C I A N A

Quando quero comer bem e estou com preguiça, o que se ouve nessa casa é 'Riccardo, faz um carbonara!'. Essa comida deliciosa, barata e fácil sempre salva nosso jantar. Se tiver um vinho branco por perto então... O jantar não pode ser melhor que isso.

Mas... Errado! Pode ser melhor quando ele se supera fazendo um macarrão à matriciana perfeito. Nesse domingo fresquinho, fizemos um almoço bem tarde, regado a vinho branco, gatinhos e boa companhia. De sobremesa, docinhos turcos, com deliciosos pistaches, empoeirados de açúcar, nevando por toda a casa.


P E N N E   À   M A T R I C I A N A

400 g de penne
200 g de guanciale, pancetta ou bacon, cortado em cubinhos
120 ml de vinho branco
1 cebola picada bem fina
Alho a gosto
Pecorino romano
Sal, noz moscada e pimenta do reino, a gosto
400 g de tomates, pelatti ou molho de tomate pronto


  1. Todo o molho será feito em fogo baixo/médio-baixo.
  2. Ponha o guanciale/pancetta/bacon em uma frigideira alta ou uma panela e deixe fritar até a gordura ficar transparente. Uma vez transparente, ponha o vinho branco e deixe evaporar por 1 minuto. Retire o guanciale/pancetta/bacon e guarde-o para mais tarde, deixando a gordura maravilhosa na frigideira/panela.
  3. Refogue a cebola na frigideira/panela, jogando um pouco de sal após uns minutos para que ela solte água e auxilie o cozimento. Quando a cebola estiver quase ficando pronta, podemos por o alho na frigideira/panela (colocamos depois senão ele queimaria antes da cebola ficar pronta).
  4. Quando a cebola e o alho estiverem bons, podemos por os tomates ou o molho de tomate e deixe cozinhar, temperando com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Misture o molho de tempos em tempos.
  5. Enquanto o molho fica pronto, coloque a água do macarrão para ferver. Quando estiver na eminência de ferver, adicione um punhado de sal grosso. Assim que ferver, ponha o macarrão para cozinhar e siga a recomendação de minutos do pacote do macarrão (preferencialmente os minutos para que ele fique al dente).
  6. Pouco antes de retirar o macarrão adicione dois punhados de pecorino ao molho de tomate. Escoa o macarrão e jogue-o dentro da panela do molho, misturando bem. Insira o guanciale/pancetta/bacon que você separou antes e misture bem outra vez. 
  7. Feche a tampa e deixe o macarrão descansar por 5 minutos, essa parte é importante para que o macarrão absorva um pouco do molho e fique aquela coisa maravilhosa. Feito isso é só servir os convidados e lembrar de se servir por último, afinal todo aquele guanciale/pancetta/bacon ficará lá no final da panela, e você merece aquele guanciale/pancetta/bacon.
. receita escrita pelo Riccardo.










You Might Also Like

2 comentários

  1. Respostas
    1. é esse aqui ó, miga: https://www.google.com.br/search?q=turkish+delight&espv=2&biw=1366&bih=638&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiZ6vGtirfPAhVLCpAKHWZGBvwQ_AUIBigB
      delícia!

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe