FESTA JUNINA: BOLINHO DE AIPIM COM BRIGADEIRO DE PAÇOCA

10:04



Bom, não é junho mais, mas ainda estamos em temporada de festas juninas, julinas e agostinas, né? Tempo mais fresquinho e de se acabar nas comidas de inverno. Aproveitar, uma vez que não é comum por aqui, não é mesmo? Esse bolinho é ideal de comer no inverno, não é um bolinho fofinho e leve. Ele é mais pesado, a textura do bolinho de aipim lembra até uma queijadinha. Não sei se vocês conhecem queijadinha, mas minha mãe pirou quando sentiu o gosto. Lembra a infância dela e é delicioso. 

Esse bolinho foi uma criação nossa para as receitas juninas e ficou incrível. Como toda criação, nem sempre a receita sai ideal na primeira tentativa. Esse bolinho fica incrível só com o brigadeiro de paçoca, mas queríamos um bolinho completo, com cobertura também. O instinto foi fazer uma cobertura mais pesada, de creme de manteiga, mas ficamos com medo e nos acovardamos, tentamos servir com um creme de mascarpone mais leve e... ficou leve de mais!

Pensamos que uma ganache de chocolate amargo combinaria maravilhosamente, mas queríamos que o brigadeiro de paçoca fosse a estrela do prato. Fizemos o creme de manteiga queimada (ou buttercream noisette) e ficou bem gostoso. Acho que ainda prefiro os bolinhos pelados, mas conta pra gente como vocês preferem!



B O L I N H O   D E   A I P I M   C O M
B R I G A D E I R O   D E   P A Ç O C A   E
C O B E R T U R A   D E   M A N T E I G A   N O I S E T T E
Rend.: 10-12 bolinhos



B R I G A D E I R O   D E   P A Ç O C A

- Rende cerca de 20 brigadeiros. Você não vai usar todos, mas garanto que você vai comer todos!

1 lata (320 ml) de leite condensado

3/4 xícara de amendoim torrado, sem sal e triturado + para cobrir as bolinhas do brigadeiro
1 pitada de sal
1 colher (sopa) - 20 g - de manteiga + para untar 

1.  Unte um prato raso com manteiga.
2.  Em uma panela de fundo grosso, junte o leite condensado, a manteiga e o sal e cozinhe, em fogo médio-baixo, mexendo até desgrudar do fundo da panela.
3.  Desligue o fogo e adicione o amendoim. Mexa bem até que fique bem misturado. Despeje no prato untado e espere esfriar.
4.  Enrole as bolinhas de brigadeiro, com a mão untada com manteiga, e passe pela farinha de amendoim. Reserve.




B O L I N H O   D E   A I P I M

Notas: 
- Quanto mais quente o bolinho, mais ele gruda na forminha. Usamos quadradinhos de papel kraft (porque é lindo!) e gruda menos que em forminhas comuns de cupcake. Se quiser, pode colocar a massa direto na forma de metal untada de cupcake e dispensar a forminha de papel.

2 xícaras de aipim, cru e ralado
1 1/4 xícaras de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 ovos
50 g de queijo parmesão ralado - não compre um de baixa qualidade. Um queijo um pouco melhor deixa o sabor bem diferente
1/2 xícara (120 ml) de leite integral
1/2 colher (sopa) - bem cheia - de fermento 

1.  Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma para cupcakes com forminhas. A gente fez as nossas usando papel craft, com o lado encerado voltado para dentro.
2.  Pegue o aipim previamente ralado e enrole em um pano de queijo ou pano de prato limpo e esprema bem até tirar todo o leite da mandioca. Quando ela estiver bem seca use um garfo para deixar ela soltinha novamente.
3.  Em uma tigela, misture o açúcar e o óleo e mexa bem. Acrescente as gemas (reserve as claras), o queijo ralado, o sal, a mandioca e o leite. Mexa bem.
4.  Bata as claras em neve e acrescente a massa. Primeiro adicione 1/3 das claras e misture bem e depois os outros 2/3 delicadamente.
5. Adicione o fermento por último.
6.  Despeje a massa igualmente entre cada forminha, cerca de 3/4 da forminha e, com a ajuda de uma colherzinha, faça uma "caminha" para colocar o brigadeiro de paçoca no meio. Os bolinhos não crescem muito, mas cuidado para não encher de mais e esburrar.
7.  Coloque um brigadeiro na "caminha" de cada bolinho e asse por cerca de 50 minutos ou até que ao fazer o teste do palito este saia seco.


B U T T E R C R E A M   N O I S E T T E
{ C O B E R T U R A   A M A N T E I G A D A   D E   M A N T E I G A   Q U E I M A D A }

75 g de manteiga sem sal
20 g de açúcar refinado
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 pitada de sal

1.  Coloque a manteiga em uma panela pequena em fogo médio e mexa ate que derreta completamente.
2.  Deixe no fogo, mexendo frequentemente ate que os sólidos do leite se tornem castanhos e a manteiga solte um cheiro amendoado, cerca de 5-10 minutos ao total. Tome cuidado para não queimar (a manteiga continua a escurecer mesmo depois de removida do calor. Então tire do fogo rápido).
3.  Raspe as manteiga derretida e os pedaços castanhos em uma vasilha pequena e deixe esfriar ate quase solidificar, mas ainda deve estar mole o suficiente para ser batida com um mixer ou batedeira (cerca de 20-30 minutos no congelador e cerca de uma hora na geladeira).
4.  Ponha a manteiga em uma tigela para ser batida com mixer ou batedeira até que fique leve e fofa, cerca de 3 minutos.

5.  Adicione o açúcar refinado e o sal e bata ate que esteja completamente homogêneo e fofo, cerca de 3-4 minutos. Adicione o creme de leite e bata a cobertura ate que fique fofo.
6.  Adicione cerca de uma colher de sopa sobre cada bolinho.







You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe