RECEITAS SUECAS: LUSSEKATTER, PÃEZINHOS DE AÇAFRÃO E BUTTERMILK

06:45


Lussekatter, ou "gatos da Lucia" em sueco, são esses pãezinhos em formato de "S" que são comidos tradicionalmente no dia 13 de dezembro. Apesar de terem um dia todo seu, aconselho a fazer fornadas deles o ano todo, sempre que estiver mais fresquinho para ligar ao forno. Congele a fornada e vá retirando ao longo dos dias para o café da manhã ou café da tarde.

O lussekatter tem um sabor de pãozinho doce, de leite, acrescido de açafrão, é um pãozinho incrivelmente fofo, mesmo depois de descongelado. Inclusive, os da foto foram congelados e reaquecidos depois e continuaram super fofinhos. A cor do deles é incrível por causa do açafrão e você pode substituí-lo pela cúrcuma em pó, o tal do açafrão da terra. Fizemos o teste e também funciona muito bem.

Formatar pãezinhos não é o meu forte, mas a cada vez que fizemos a receita foi ficando mais fácil e cada uma delas valeu a pena. Mesmo que você faça um "S" meio desajeitado, o sabor é maravilhoso.






   




L U S S E K A T T E R   -   P Ã E Z I N H O S   D E   A Ç A F R Ã O   E   B U T T E R M I L K  
De Call Me Cupcake
Rend.: 19 bolinhos

Se os bolinhos começarem a ressecar, reaqueça eles um pouquinho no forno ou no microondas e eles voltarão a vida!
Você pode (e deve!) dobrar essa receita e congelar os bolinhos que sobrarem para ter delícias durante muitos dias.

E S S Ê N C I A   D E   A Ç A F R Ã O 
1 envelope de açafrão, ou 1/2 colher (chá) de cúrcuma (açafrão da terra) em pó
1 colher (sopa) -13,5 g - de açúcar cristal
1 colher (sopa) - 15 ml - de cognac ou vodka

P Ã O
25 g de fermento biológico fresco - 7,3 g de fermento seco 3/4 colher de sopa
2/3 xícara - 160 ml - de buttermilk (ou leite integral)
1/3 xícara + 1 1/2 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 ovo grande
1/3 xícara + 1 1/2 colher (sopa) - 90 g - de açúcar cristal
100 g de manteiga amolecida
3 xícaras + 3 colheres (sopa) - 450 g - de farinha de trigo
1/2 colheres (chá) de sal

P A S S A S   A O   G L Ö G G 
cerca de 40 passas
glögg (quentão de vinho) ou água suficiente para cobrir as passas

E G G   W A S H
1 ovo
pitada de sal
1 colher (sopa) de creme de leite


1.  Moa o açafrão e 1 colher de sopa de açúcar cristal em um pilão ou almofariz. Ponha em uma tigela pequena e misture com cognac ou a vodka. A mistura pode ser preparada até um mês antes para que fique mais saborosa, mas cerca de 20 minutos antes de começar a preparar também funciona.
2.  Esfarele o fermento em uma tigela grande.
3.  Ponha o buttermilk e o creme em uma panela e aqueça até aproximadamente 37º C. Adicione um pouco do líquido no fermento e mexa até que ele tenha dissolvido, então adicione o resto do líquido, o extrato de açafrão, o ovo e açúcar e misture até que o açúcar tenha se dissolvido.
4.  Gradualmente adicione metade da farinha enquanto trabalhando a massa com o gancho em uma batedeira planetária. Você também pode sovar a massa com as mãos, só demora um pouco mais. Adicione o sal e a manteiga e sove até que tenham sido incorporados a massa.
5.  Adicione o resto da farinha (ou quanto for necessário) e sove até que vire uma massa bem homogênea, cerca de 10-15 minutos na velocidade baixa da batedeira. A massa deve estar bem elástica e pegajosa ao toque - se você pegar um pedaço e puxar não deve quebrar imediatamente. 
6.  Deixe a massa descansando, coberta com um pano de prato limpo, por 60-90 minutos ou até que a massa dobre de tamanho. Enquanto isso, ponha as passas em uma tigela e cubra com o glögg ou água. Isso é feito para não secar os bolinhos.

7.  Agora é hora de modelar os lussekatter! Divida a massa igualmente em grandes porções (eu usei 50 g de massa para cada bolinho) e formate cada uma em um bolinho em formato de "S". O truque é rolá-los bem compridos para fazê-los extra enroladinhos nas pontas. Prepare duas assadeiras com papel manteiga. Transfira os bolinhos para as formas. Deixe um pouco de espaço entre eles para que eles cresçam ainda mais. Ponha duas passas em cada bolinhos (como na foto).

8.  Cubra os bolinhos com um pano de prato seco e limpo e deixe que cresçam por 45 minutos. Pré-aqueça o forno a 250ºC
9.  Pincele-os com o "egg wash". Asse a 250ºC por cerca de 5-8 minutos (dependendo do tamanho) ou até que dourem bem.
10.  Deixe que esfriem sob um pano de prato seco e limpo.

Lembre de congelar as sobras imediatamente depois que esfriarem, ou ficarão secos bem rápido.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe