RECEITAS SUECAS: BUTTERKAKA, ROLINHO DE CANELA COM PASTA DE AMÊNDOAS E CUSTARD DE BAUNILHA

06:21


Na Suécia eles são loucos por rolinhos de canela. Lá o famoso cinnamon roll se chama kanelbulle e costuma levar cardamomo como vários outros doces e pães tradicionais do país. O pãozinho é tão popular que eles até tem um dia para ele: o kanelbullens dag, comemorado no dia 4 de outubro.

Essa versão é um pouco mais elaborada, uma vez que leva amêndoas na pastinha de canela e é recheado com um creminho de baunilha. Isso tudo só torna esse pãozinho super macio ainda mais especial. Palavra de honra, o rolinho fica incrivelmente macio e é uma delícia de ser comido no café da tarde, quentinho, com uma xícara grande de café com leite.

Recomendamos que você use todo o recheio de baunilha nos rolinhos. Faça o furinho bem profundo, tomando para deixar bem recheado. Nós achamos que seria de mais e nos arrependemos de não ter colocado mais pois o recheio fica delicioso! Já as pérolas de açúcar são bem caras e difíceis de achar e você pode substituir tranquilamente por açúcar demerara.

Parecem muitos passos, mas a receita é relativamente simples: você precisa fazer o pãozinho normalmente como qualquer pão e o creme de baunilha é bem parecido com um creme de confeiteiro. Já a pasta de amêndoas é muito simples e rápida de fazer.




B U T T E R K A K A   -   R O L I N H O   D E   C A N E L A   C O M   P A S T A   D E   A M Ê N D O A S   E   C U S T A R D   D E   B A U N I L H A 
12 rolinhos, faz 2 bolos de 20 cm ou 1 de 30 cm

Notas:
- O custard é suficiente para um bocadinho de recheio para cada rolinho. Pode parecer muito, mas use o recheio todo e, se você for fã de creme de baunilha, dobre a receita para que tenha bastante recheio.
- As pérolas de açúcar são difíceis e caras de se achar no Brasil, você pode (e talvez seja melhor dessa forma) usar açúcar demerara para salpicar por cima.

M A S S A
20 g de fermento biológico
1 xícara (250 ml) de leite
5 colheres de sopa (75 g) de manteiga amolecida
1/3 xícara (70 g) de açúcar cristal
3/4 colher (chá) de cardamomo moído na hora
2 3/4 - 3 xícaras (390 - 420 g) de farinha de trigo
pitada de sal

1.  Esfarele o fermento em uma tigela grande. Aqueço o leite até 37°C e coloque sobre o fermento. Misture até que esteja dissolvido.
2.  Adicione a manteiga, açúcar, cardamomo, farinha (começando com a quantidade menor e adicionando mais se necessário) e sal. Sove a massa na máquina por 15 minutos ou a mão por cerca de 20 minutos, até que a massa esteja homogênea e brilhante e não esteja grudando na tigela.
3.  Cubra a tigela com um pano de prato limpo e deixe crescer até dobrar de tamanho, cerca de 60-90 minutos. Enquanto isso, prepare o custard e a pasta de amêndoas.

C U S T A R D   D E   B A U N  I L H A 
1/3 xícara + 1 1/2 colheres de chá (100 ml) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de leite
1/2 fava de baunilha
1 gema grande
1 1/2 colheres (sopa) açúcar cristal
1 colher (sopa) de amido de milho

1.  Misture creme de leite e leite em uma panela pequena. Corte a fava ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementes do interior. Adicione as sementes e a fava à panela. Cozinhe, mexendo constantemente, sobre fogo médio até que esteja quente, mas não fervendo. Remova do calor.
2.  Bata as gemas, o açúcar e o amido de milho em uma tigela até misturar. Coloque o leite quente na mistura mexendo continuamente. Ou então adicione 1/3, mexa bem e depois adicione o restante e misture novamente. Remova a fava de baunilha.
3.  Retorne a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo até que engrosse. Deve ficar bem grosso, quase como uma manteiga amolecida batida. Não deixe ferver ou vai talhar. Ponha na tigela e deixe esfriar. Cubra a superfície com papel plástico, encostando na mistura, para evitar que forme uma película na superfície.

P A S T A   D E   A M Ê N D O A S   E   C A N E L A 
1/3 xícara + 1 colher de sopa (45 g) de farinha de amêndoas (ou amêndoas inteiras)
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
2-3 colheres (sopa) de água
4 colheres de sopa (60 g) de manteiga amolecida
1/2 colher (sopa) de canela em pó
pitada de sal

1.  Ponha a farinha de amêndoas e o açúcar em um processador de alimentos ou liquidificador. Adicione água (começando com a quantidade menor) e pulse até que se forme uma pasta. Adicione a manteiga amolecida, canela e sal e pulse até ficar homogêneo. Reserve.

F I N A L I Z A Ç Ã O
Pincelada de ovos
1 ovo
Pérolas de açúcar

1.  Pré-aqueça o forno a 200°C.
2.  Em uma superfície levemente enfarinhada, sove a massa por 1 minuto ou até que fique macia e brilhante.
3.  Abra a massa em um retângulo de 48 x 25 cm.
4.  Espalhe uma camada de pasta de amêndoa igualmente sobre a massa. Enrole a massa pelo lado maior (você terá um rolo de 48 cm de comprimento). Corte em 12 fatias (você não precisa cortar as extremidades fora, só vire essas extremidades irregulares para baixo na hora de colocar na panela).
5.  Prepare duas formas redondas de 20 cm - nós usamos uma frigideira de 30 cm (cuidado para não colocar uma frigideira comum no forno e derreter o cabo!). Ponha um pedaço de papel manteiga sobre a panela, como mostrado nas fotos, ou unte-as com manteiga. Ponha 6 rolinhos em cada forma, sem apertá-los de mais - tem que ter um pouco de espaço entre eles.
6.  Cubra a panela com um pano de prato limpo e deixe crescer novamente por 40 minutos.
7.  Cuidadosamente faça um pequeno buraco no meio de cada bolinho, usando as costas de uma colher ou seu dedo por exemplo. Faça o buraco pequeno mas profundo para que caiba todo o recheio. Ponha o custard em um saco de confeiteiro sem ponteira e use-o para encher o buraco com o recheio. Você também pode simplesmente usar uma colher para colocar o custard nos buracos, mas usar o saco de confeiteiro deixa o trabalho bem mais fácil.
8.  Bata o ovo em uma tigela pequena. Pincele os bolinhos com o ovo batido - tente passar em volta do custard. Salpique com as pérolas de açúcar.
9.  Asse os bolinhos na parte mais baixa do forno até que dourem, cerca de 30 minutos.
10.  Remova do forno e deixe esfriar sob um pano de prato limpo - ou desobedeça a gente e coma quentinho! É melhor se comido no mesmo dia, mas também são deliciosos no dia seguinte. Também congelam depois de assados e completamente frios.




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe