FESTA JUNINA: DOCE DE ABÓBORA

07:09



Eu sou completamente apaixonada por doce de abóbora de coração, desde o mais baratinho comprado na rua até o feito em casa. Mas você precisa fazer essa receita! Servir o doce com o creme de mascarpone fica inacreditável! É de chorar de bom.

Tenho que admitir, esse doce de abóbora foi um pouco difícil de formatar, mas se você seguir as dicas que a gente dá, vai dar certo. Caso você que não conseguir formatar como coração você pode servir com o creminho mesmo quebradinho.

Algumas receitas pedem 1,5 kg de açúcar para cada quilo de abóbora, mas a gente achou muito e usou 1 quilo só (e mesmo assim você vai ver como é muita coisa!). Mas para fazer com pouco açúcar não dá muito certo, ele não cristaliza.

O corte de corações também gera algum desperdício (apesar da gente comer todas as aparas), então você pode usar duas colheres e modelar quenelles para servir com o creme, ou cortar em quadrados mesmo. Devo admitir que as quenelles servidas com o creme ficariam com uma apresentação linda!






D O C E   D E   A B Ó B O R A 

1 kg de abóbora, descascada e cortada em cubos
2 paus de canela
6 cravos
3 xícaras de água
1 colher (sopa) de limão
1 kg de açúcar cristal

1.  Cubra um tabuleiro grande ou uma bancada de trabalho com papel manteiga e unte muito bem com manteiga.
2.  Em uma panela média, coloque a abóbora, a água, os cravos, a canela, o limão. Deixe cozinhar em fogo médio até que a abóbora fique macia - não acredito que a água vá secar, mas se secar você pode pingar mais. 
3.  Retire a canela e os cravos.
4.  Você pode bater em um processador/liquidificador ou, se preferir (como eu) mais cremoso e com pedacinhos, volte com a abóbora para a panela, amasse com a ajuda de um garfo e adicione o açúcar.
5.  Cozinhe em fogo médio, mexendo bem com uma colher de pau até que o doce seque bem e comece a desgrudar do fundo da panela, como um brigadeiro - o doce espirra um pouco, use uma colher com cabo longo e, se precisar, uma luva na mão. Mas não passe do ponto ou o doce pode açucarar de mais e resultar num doce completamente cristalizado depois de esfriar.
6.  Retire o doce da panela e ponha na superfície untada.
7.  Essa parte é importante para conseguir formatar os corações: deixe que o doce amorne e já formate no formato desejado. Após 4 horas (o tempo varia de acordo com a umidade) e vire para secar do outro lado.


C H A N T I L I   D E   M A S C A R P O N E   E   L A R A N J A

200 g de mascarpone
300 g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar refinado, ou quanto preferir
Raspas de 1 laranja bahia.

1.  Bata o mascarpone com o açúcar e as raspas de laranja até que fique fofo, cerca de 3 minutos.
2.  Acrescente o creme de leite fresco e bate até que fique em ponto de chantili. Guarde em um pote com tampa na geladeira e sirva com o doce de abóbora.

Notas:
- não bata de mais seu creme ou ele vai talhar
- quando está muito quente, ajuda colocar a tigela no congelador antes de bater e usar os ingredientes bem gelados





You Might Also Like

2 comentários

  1. Só uma dúvida, o açúcar vai junto na hora do cozimento da abóbora com os outros ingredientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Receita corrigida. Vai após a retirada dos cravos e canela, quando a abóbora estiver macia. Obrigada pelo toque! (;

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe