COMO FAZER: PAÇOCA E TORRAR AMENDOIM

05:31



Era uma noite de um dia de semana, estava um tempo frio, e a gente tinha tido um dia cheio. Ascendi o forno. Peguei uma assadeira e espalhei uma porção de amendoins, esperei uns 5 minutos e coloquei a assadeira no forno. Nunca tinha torrado amendoins, mas a mãe do Riccardo faz isso na casa deles desde que ele era criança.

Quando os amendoins saíram do forno eu não sabia muito bem o que fazer. A gente foi esfregando eles, aquele calor gostoso nas mãos enquanto a gente conversava e conversava e conversava... Não olhei o relógio para ver quanto tempo a gente passou conversando e tirando a pele do amendoim. Esses rituais repetitivos e não imediatos trazem pra gente uma sensação de apreciar o momento, de se ligar e compartilhar. Cozinhar curtindo o processo é muito mais interessante do que focar apenas no resultado.

Fizemos mini bolinhos de aipim recheados com brigadeiro de paçoca para as receitas juninas. Você pode comprar o amendoim já torrado e até mesmo triturado no supermercado. Caso você queira fazer o processo em casa, ele é super fácil de fazer.


T O R R A N D O   E   T I R A N D O   A   P E L E   D E   A M E N D O I M

1.  Pré-aqueça o forno a 200° C
2.  Espalhe bem o amendoim com pele por uma assadeira. Cuidado para eles não ficarem muito amontoados e não tostarem por igual. Coloque a assadeira no forno.
3.  Cerca de 15 minutos devem ser suficientes, mas, na metade do tempo, cheque como eles estão -coloque um pouquinho em um pires, espere esfriar um pouco e prove - e, com a ajuda de uma colher de pau, mexa eles na assadeira para que não queimem de um lado só. 
4.  Quando estiverem quase dourados e com a pele começando a se soltar estão bons. Prove para ver se estão no ponto desejado. Retire do forno e transfira para uma superfície fria e aberta para que não continuem torrando.

1.  Deixe esfriar levemente para que você possa esfregá-los com as mãos: as peles se soltam facilmente.
2.  Para separar as peles dos amendoins descascados você pode peneirar - uma peneira de palha é ideal, mas uma comum grande também ajuda - e ir soprando as cascas. Elas são leves e voam facilmente.


F A R O F A   D E   A M E N D O I M

- Para fazer o brigadeiro de paçoca, reserve 3/4 xícara dessa farofinha

1 xícara de amendoim torrado, sem sal e sem pele
1 pitada generosa de sal

1.  Junte todos os ingredientes num processador de alimentos (você também pode usar o liquidificador, mas exige mais cuidado para não bater uma parte muito mais que a outra. Se você bater de mais qualquer oleaginosa, como o amendoim, ela comeca a soltar óleos e vai virando uma pastinha).
Você pode usar essa farofinha, bem como a paçoca, no acaí, no sorvete, em uma canjica, onde quiser.



C O M O   FA Z E R:   P A Ç O C A

1 xícara de amendoim torrado, sem sal, sem pele e triturado
1/2 xícara de açúcar refinado
1 pitada generosa de sal

1.  Junte todos os ingredientes num processador de alimentos. Use a paçoca soltinha para empanar brigadeiro. Se for fazer para comer sozinha, compacte bem em cortador redondo - ou do formato que desejar. Se não tiver um cortador, compacte bem em uma forma e corte com cuidado.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe