RECEITAS SUECAS: KLADDKAKA, UM BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN

05:30



Nós três temos pensamentos muito parecidos sobre alimentação e não achamos nada saudável essa onda da alimentação "fit" que impõe restrições a pessoas saudáveis. Somos da opinião que diversidade na alimentação além de ser bom para a sua saúde é bom para a sua felicidade. A Vice postou uma matéria super legal outro dia falando um pouco sobre isso.

Alguns médicos não se interessam muito sobre a condição de seus pacientes além de diagnosticar rapidamente e prescrever um remédio para tratar principalmente os sintomas. Quando me descobri com hipotiroidismo pesquisei sobre problemas na tireoide e encontrei algumas alternativas que são bons complementos ao tratamento convencional. 

Hashimoto é uma doença auto imune que ataca a tireoide e é uma das causas mais comuns de hipotiroidismo. Li algumas associações entre ingestão de glutén e comprometimento do sistema imunológico. Entretanto, qualquer dieta com restrição ao glúten sempre me causa uma repulsa automática. 




No começo da semana tive um ímpeto novo de ler a sessão "about" de um dos meus blogs preferidos. Apesar de acompanhar há anos, não sabia que Aran foi diagnosticada com Síndrome de Hashimoto, . Após pesquisar e optar por uma dieta sem glúten, ela finalmente descobriu que realmente tinha uma condição genética em que o glúten causava seus principais problemas de saúde.

Hoje eu fui diagnosticada com Síndrome de Hashimoto. Mesmo que o glúten nunca tenha sido uns dos principais componentes da minha dieta, a menos que realmente se descubra que este seja um fator que afeta minha saúde, eu não pretendo retirá-lo completamente da minha alimentação. Optaria por uma diminuição do consumo e não uma restrição. 

Mas como estávamos planejando uma "temporada" sueca aqui no blog, essa receita veio a calhar. Kladdkaka é um dos bolo de chocolate mais populares da Suécia, além de delicioso é uma ótima opção para celíacos e qualquer pessoas apaixonada por chocolate. A receita original é de outra blogger querida da gente: Linda Lomelino é sueca e concordamos com ela quando diz que a ausência de farinha leva o chocolate desse bolo a outro nível. Além de tudo ele é ridiculamente fácil de fazer.






K L A D D K A K A   -   B O L O   S U E C O   D E   C H O C O L A T E   S E M   G L Ú T E N
Serve: 8-10 pessoas

250 g de manteiga sem sal
250 g de chocolate amargo 70%, bem picado - 55% também funciona
1/3 xícara + 1 1/2 colheres de sopa (100 ml) de café espresso ou café forte (água se você não gostar de café, mas quem não gosta de café?)
4 ovos grandes, temperatura ambiente
3/4 xícara + 1 1/2 colheres de sopa (180 g) de açúcar cristal
Sementes de 1/2 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de açúcar baunilhado
Pitada de sal

Para servir:
Açúcar de confeiteiro
Chantili
Raspas de chocolate ao leite - usamos gotas de chocolate

1.  Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de fundo removível de 22-25 cm e forre a base com papel manteiga.
2.  Derreta a manteiga e o chocolate em uma panelinha em banho-maria. Quando a mistura estiver derretida e homogênea, adicione o café. Reserve.
3.  Em uma tigela grande, bata os ovos, açúcar e baunilha até que fique claro e fofo, cerca de 4-5 minutos.
4.  Adicione a mistura de chocolate na mistura de ovos com uma espátula. Mexa até que fique homogêneo. Adicione uma pitada de sal.
5.  Ponha a mistura na forma preparada e asse por 40-45 minutos. Deixe o bolo esfriar antes de desenformar. Eu prefiro o bolo quando esteve na geladeira por umas duas horas. Salpique açúcar de confeiteiro por cima antes de servir.
6.  Bata o creme de leite fresco com açúcar de confeiteiro (a gosto) e meia fava de baunilha até o ponto de creme chantili.
7.  Para fazer as raspas de chocolate, ponha o chocolate ao leite em um local morno, então use um fatiador de queijo ou descascados de vegetais.

- Preferimos servir esse bolo gelado, sua textura fica mais densa e cremosa. Quando servido em temperatura ambiente, fica mais doce e macio. 
- Sirva com um bom bocado de chantili feito com creme de leite fresco batido e adoçado a gosto.




You Might Also Like

4 comentários

  1. ai meu coraçãozinho! pelas fotos (lindas!) e pela receita me parece um dos meus tipos de bolo de chocolate preferido, bem denso (me recuso a chamar de chocolatudo kkk). na juventude (rs) eu comia uma torta com conceito muito parecido, em um restaurante do Rio chamado Viena, mas a receita que achei leva mais ovos ainda (uns 9!). to na busca por uma receita veggie com um resultado parecido, mas essa kladdkaka tá linda demais! comerei com os olhos então haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei querida! Que bom que você gostou das fotos! Esse bolo é mesmo incrivelmente denso e delicioso. Mas taí um desafio que a gente gosta: transformar essa receita em vegana. Manda pra gente a receita que você tem pra gente tentar fazer bem parecido. (;
      rebeccadesa@ohblackbird.com.br

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não leva fermento. É quase um suflê, ele cresce bastante e depois abaixa bem. (;

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe