RECEITAS SUECAS: UMA FIKA COM SEMLOR

16:00


A pausa para tomar um café e comer alguma coisinha é uma das coisas que mais gosto de fazer. Dar uma pausa no trabalho, sentar com uma xícara de café quentinho e um pãozinho fresco ou um bolinho com manteiga, na companhia de alguém para bater um papo e deixar a mente passear um pouco são uma das coisas mais legais do dia.

Os suecos concordam e levam esse hábito ao status de tradição e até inventaram um termo para designar essa pausa para o café: fika. Durante os últimos anos fui duas vezes à Suécia visitar o Riccardo enquanto ele terminava o mestrado e tenho vontade de voltar sempre que possível. Me apaixonei pelo país, dentre inúmeros motivos, pelo hábito da fika.

Nada mais justo que fazermos uma "temporada" de receitas suecas de acompanhamentos para a fika. Começando por um doce que representa a minha primeira visita ao país. Cheguei lá em abril, época do meu aniversário, da Páscoa e de Semlor.

Tradicionalmente comido na época da Páscoa, mais especificamente na terça-feira gorda, o Semla (singular de Semlor) é um doce incrível, e provavelmente um dos doces mais tradicionais da confeitaria sueca. Apesar da tradição, hoje em dia, após o Natal, você já consegue encontrá-lo na Suécia inteira.

São bolinhos úmidos e macios, perfumados com cardamomo - uma especiaria que os suecos usam muito - recheados com uma pasta de amêndoas e cobertos com chantili. Como descendente de portugueses e acostumada com sua confeitaria, a pasta de amêndoas me fez sentir em casa assim que provei o primeiro.

Para os doces suecos pegamos as receitas de uma das nossas bloggers preferidas: Linda Lomelino é uma sueca e, assim como eu, descendente de portugueses.



S E M L O R
Rende: 10 (fizemos 8, mas ficaram muito grandes, faça bolinhos menores)

Os bolinhos devem ser servidos no mesmo dia que são feitos ou ficarão ressecados. Mas, se quiser, você pode congelá-los imediatamente após eles esfriarem e recheá-los depois.


M A S S A
25 g de fermento biológico
1/2 xícara (120 ml) de leite frio
2 1/3 xícaras (325 g) de farinha de trigo
1 ovo médio
3 colheres (sopa) + 1 colher (chá) - 50 g - de açúcar cristal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de sementes de cardamomo
1/2 colher (chá) de sal
100 g de manteiga amolecida, cortada em pedaços

E G G   W A S H 
1 ovo
1 colher (sopa) de água

1.  Moa as sementes de cardamomo usando um almofariz ou um moedor.
Esfarele o fermento em na tigela de uma batedeira. Adicione o leite frio e misture até que o fermento tenha se dissolvido completamente. Adicione todos os outros ingredientes da massa, exceto a manteiga. Trabalhe a massa usando o gancho da batedeira por cerca de 5 minutos, então vá adicionando a manteiga, pedaço por pedaço.
2.  Trabalhe a massa por mais 10-15 minutos ou até que esteja bem macia e elástica. A massa não deve mais grudar na tigela nesse ponto e você não deve precisar adicionar mais farinha para sovar. Deixe a massa descansar por 10 minutos na própria tigela.
3.  Forme bolinhas de massa, cerca de 70-80 gramas por cada bolinho. Usando a palma da mão, pressione cada bolinha contra a massa e role em círculos até que o bolinho esteja macio e brilhoso (imagine quase como se tivesse massageando!). Encaixe sua mão em volta do bolinho sem muita pressão e contorne a massa, girando-a, para formatar uma bolinha bem redonda.
4.  Cuidadosamente transfira as bolinhas para uma assadeira coberta com papel manteiga (lembre de deixar espaço entre os bolinhos para que possam crescer). Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora e meia.
5.  Aqueça o forno a 225º C. Misture o ovo e a água em uma tigela pequena. Pincele cuidadosamente os bolinhos com o egg wash.

R E C H E I O   D E   A M Ê N D O A S   E   C H A N T I L I 
100 g  de amêndoas sem casca (ou cerca de 1 xícara de farinha de amêndoas)
6 1/2 colheres (sopa) - 100 g - de açúcar cristal
2-3 colheres (sopa) de água
1/2 colher (chá) de semente de cardamomo
1/4 colher (chá) de pó de baunilha
25 g de lascas de amêndoas sem casca e levemente torradas
Cerca de 1/3 xícara de creme de leite fresco, para pincelar
1 3/4 (420 ml) xícaras de creme de leite fresco batido em chantili
1/2 - 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, a gosto
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Açúcar de confeiteiro extra

1.  Asse os bolinhos por cerca de 10-13 minutos. Deixe que esfriem em uma gradinha.
2.  Misture 100 g de amêndoas sem pele com açúcar cristal, preferencialmente em um processador de alimentos. Se for necessário adicione água para formar uma pasta.
3.  Moa as sementes de cardamomo com um almofariz ou um moedor e adicione a pasta de amêndoas. Adicione baunilha e 25 g de amêndoas tostadas bem picadas.
4.  Corte a "tampa" dos bolinhos (como nas fotos) e reserve-as. Faça um pequeno buraco no meio. Guarde o miolo retirado e misture-os a pasta de amêndoas. Dê uma pincelada com creme de leite fresco nos buracos e preencha-os com o recheio de amêndoas.
5.  Bata o creme de leite com um pouco de açúcar e baunilha até o ponto de chantili. Adicione o chantili com um saco de confeiteiro (ou use uma colher) sobre o bolinho e então ponha a "tampa" no topo. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva imediatamente.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe