GALETTE DE PERA, BRIE E MACADÂMIA

05:51



Galettes são tortas abertas. Elas possuem uma massa versátil que você pode usar para rechear com os sabores que sua imaginação mandar. Não exigem nada além de uma fruta da estação, nenhum utensílio ou técnica complicados.

Essa receita dividimos em duas tortas menores. A Lorena, que faz parte da família, comeu a sobremesa com a gente no primeiro almoço de dia das mães. A segunda levamos para o almoço com a família do Riccardo. Na família dele, italiana, a galette chama crostata.




Para esse recheio usamos peras, que a gente adora, queijo brie, macadâmias que a gente tinha no armário, nós moscada e cardamomo. Você pode usar a fruta que quiser, as oleaginosas que quiser - amêndoas em lascas ficam espetaculares - e as especiarias que te interessarem, como canela, gengibre em pó, pimenta da jamaica, etc.

Para a marinada das frutas, pode reduzir o suco de limão e complementar com um pouco de água de rosas, água de flor de laranjeira, alguma bebida como rum ou amaretto ou até substituir por suco de laranja ou outra fruta que combine com os sabores escolhidos. Como eu disse... Versátil.



G A L E T T E   D E   P E R A,   B R I E   E   M A C A D Â M I A
Antiga e querida receita adaptada do Technicolor Kitchen

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada e em fatias de 5mm
¼ xícara (ou mais) de creme de leite fresco

1.  Misture a farinha, o açúcar, as raspas de limão e o sal numa tigela média.
2.  Junte a manteiga e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa.
3.  Despeje ¼ xícara de creme de leite sobre a mistura e vá agregando com um garfo até obter montinhos de massa – acrescente mais creme de leite se necessário, 1 colher (chá) por vez. Junte a massa com as mãos formando uma bola e amasse formando um disco. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora (a massa pode ser preparada um dia antes – mantenha na geladeira retirando 30 minutos de abrir com o rolo).

Recheio:
750g de peras maduras porém firmes, sem o miolo e sementes, em fatias finas
80g de queijo brie
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) + 2 colheres (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
1/4 colher (chá) generosa de noz-moscada ralada na hora
1/4 colher (chá) generosa de cardamomo moído na hora
creme de leite fresco extra, para pincelar
2 colheres (sopa) de macadâmia picada

1.  Pré-aqueça o forno a 200°C.
2.  Junte as peras, o açúcar, a farinha, o suco e as raspas de limão, a noz-moscada e o cardamomo numa tigela grande e misture bem.
3.  Abra a massa num pedaço de papel manteiga levemente polvilhado com farinha até obter um círculo rústico de 35 cm de diâmetro. Transfira a massa ainda no papel para uma assadeira grande, de beiradas baixas.
4.  Arrume as peras no centro do círculo de massa, empilhando-as, e deixe 6 cm de margem de massa sem recheio. Adicione fatias pequenas de brie. Vá dobrando as extremidades da massa sobre o recheio, apertando levemente com as pontas dos dedos para fechar.
5.  Pincele a massa com creme de leite e salpique com as macadâmias.
6.  Asse até que a massa doure e o recheio borbulhe, cerca de 1 hora. Deixe esfriar levemente.

Prefiro servir essa torta ainda quente acompanhada de sorvete de baunilha.
Se precisar de mais açúcar, salpique açúcar de confeiteiro na hora de servir. Não acho necessário quando a torta é servida com sorvete.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe