COMO FAZER: EXTRATO DE BAUNILHA

17:54


A gente usa muito fava de baunilha nas nossas receitas. De origem americana, essa especiaria se espalhou pela confeitaria de todo o mundo. Crescemos conhecendo a baunilha pela essência comprada no supermercado que nossos familiares usavam, principalmente em bolos e cremes. Mas extrato de baunilha não é a mesma coisa de essência de baunilha. A essência de baunilha do supermercado leva tudo em sua composição, menos baunilha.

A baunilha é uma vagem extraída de uma espécie de orquídea. Cada planta origina uma fava que é colhida e secada por meses até estar pronta para o consumo. Dentro dessas vagens existem milhares de sementinhas de um aroma maravilhoso que deixa qualquer doce especial.

A dificuldade em sua produção se traduz em alto custo, entretanto faz uma enorme diferença no sabor dos doces. Costumamos comprar as favas pela internet em grande quantidade. Essas favas depois alimentam o extrato de baunilha caseiro que rende muito (e acaba valendo a pena até financeiramente). Então, se você gosta de doces, mesmo que sejam bolos simples, invista nisso! Qualquer bolinho branco ganha um toque especial com adição de extrato de baunilha de qualidade.




E X T R A T O   D E   B A U N I L H A

200 ml de vodka
3 favas de baunilha

1.  Corte as favas de baunilha ao meio com uma faca de ponta fina afiada. Raspe as sementinhas do interior.
2.  Coloque a vodka dentro de um pote que possa ser bem vedado e adicione as favas e as sementes. Balance o recipiente para misturar tudo.
3.  Guarde em local fresco e escuro. Uma vez por semana balance o frasco.

Após 2 meses vocês já pode usar o extrato, mas o ideal é esperar 6 meses para o extrato atingir uma concentração ótima.
A gente faz nessa garrafa maior e alimenta ela sempre com as favas das baunilhas que a gente usa nos doces.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe