FLOCOS DE COCO, COCO RALADO, LEITE DE COCO, ÓLEO DE COCO E EXTRATO DE COCO

04:34


Comentamos semana passada que estamos voltando aos poucos a atividade aqui no blog.
E não só estamos voltando como estamos pensando seriamente em gravar uns videos para vocês. Alguns leitores já haviam sugerido para a gente, mas essa semana rolou o dia das mulheres e a Jout Jout fez uma série de vídeos muito inspiradores pra colocar as coisas pra andar. Gostamos da ideia. O que vocês acham?





Ano passado a gente fez uma granola maravilhosa que levava flocos de coco bem grandes. Comprei um coco seco e separei um pedaço grande que deu para uma xícara de coco em flocos. Meu óleo de coco acabou, então usei o restante do coco para fazer mais.
No processo para fazer o óleo de coco se faz o leite de coco, que tem um sabor incrível, rico e, como tudo feito em casa, muito melhor que os comprados prontos. É super fácil de fazer, vale a pena.




S E P A R A R   O   C O C O   S E C O   D A   C A S C A

1.  Um dos três buraquinhos do coco é diferente dos outros dois, mais mole. Fure o coco ali e escorra a água de dentro do coco.
2.  Esquente o coco em forno médio por 10 minutos.
3.  Ponha o coco quente envolvido em um pano de prato e, segurando pelas pontas do pano de prato, bata o coco fortemente no chão até que ele se quebre. Os pedaços de coco quebrado devem se soltar facilmente da casca marrom dura externa.
Você pode retirar a casca marrom mais fina descascando com uma faquinha afiada, mas não fará diferença no leite de coco. Seu coco ralado ficará um pouco mais escuro, mas não influenciará no sabor dele. Eu não retiro.


F L O C O S   D E   C O C O 
Rend.: Cerca de 1 xícara

Um pedaço triangular, grande, com cerca de 12 cm de comprimento dos lados, rende cerca de 1 xícara de flocos de coco. 

1.  Pegue o pedaço grande de coco sem casca e rale em uma mandolina ou nas lâminas de fatiar de um ralador.


L E I T E   D E   C O C O   E   C O C O   R A L A D O
Rend.: Cerca de 500 ml

1.  Pegue os pedaços de coco sem casca e ponha no liquidificador ou processador de alimentos.
2.  Adicione cerca de 2 xícaras de água para ajudar a processar o coco (você pode usar a água que retirou do coco, mas ele fica mais doce).
3.  Bata bem, até que o coco fique bem triturado. Você pode adicionar mais água se sentir necessidade. Caso seu leite de coco fique muito ralo depois, você pode reduzi-lo em fogo baixo.
4.  Coe a mistura com um pano para fazer queijo ou um pano de prato limpo. Esprema bem para retirar todo o leite da mistura.
A parte líquida é o leite de coco e o coco ralado que fica no pano de prato pode ser guardado para consumo.

Armazene o leite de coco em um vidro com tampa bem fechado na geladeira por até 3 dias.
Armazene o coco ralado, em um pote com tampa, na geladeira. Você pode congelá-lo também e descongelar quando precisar.


C R E M E   D E   C O C O   E   L E I T E   D E   C O C O   "D E S N A T A D O" 

1.  Deixe o leite de coco em repouso, por umas 2 horas, de preferência em uma vasilha transparente. O creme de coco se concentrará na parte superior do pote.
2.  Retire o creme com uma colher ou uma concha pequena e reserve.
3.  A parte mais líquida é um leite de coco com menos gordura. Pode ser utilizado em pratos salgados, como currys e outros pratos orientais, adicionado ao café ou ao chá (nós achamos um pouco aguado para colocar no café ou chá, mas você pode gostar. Vamos testar com um curry!).


Ó L E O   D E   C O C O   -   P R O C E S S O   A   F R I O

1.  Ponha o leite de coco em uma vasilha de boca larga, com tampa, e armazene-a em local abafado e ao abrigo de luz por 48 horas. Embrulhe a vasilha em um pano de prato para que a temperatura se mantenha mais quente que a temperatura ambiente. O leite de coco se separará em duas camadas.
2.  Retire o creme de coco que se formou na parte superior e ponha em outra vasilha com tampa por 24 horas em local fresco. O creme se separará em duas partes novamente. O óleo de coco ficará na parte de cima do frasco.
3.  Coloque o vidro na geladeira para que o óleo se solidifique e você possa retirá-lo mais facilmente. Quando gelado, sua cor passará a ser esbranquiçada e fosca.

Separe o óleo extra virgem puro e armazene-o na geladeira.


E X T R A T O   D E   C O C O 

500 ml de vodka
1 1/2 xícaras de coco ralado

Em um pote de vidro com tampa, disponha o coco e a vodka. Feche bem a tampa e balance. Guarde o pote em local escuro.
1 vez por semana, ou mais, balance o vidro novamente.
Em um mês você já pode coar e, com a ajuda de um funil, armazenar o extrato em uma garrafa com tampa.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe