BOLO DE CARDAMOMO E PERA COM RECHEIO DE MANTEIGA NOISETTE E GLAÇAGEM DE CHOCOLATE

06:32

Quero, antes de tudo, mostrar a homenagem que o Dave Grohl fez ao nosso retorno, ontem no Oscar. Nosso migo de fresh pots cantou Black Bird para nós, além de não ter deixado o Regresso levar o prêmio de melhor filme. Thanks, Dave!




Este bolo é incrível! A massa é super perfumada, leva canela, cardamomo e uma pera ralada que, quando assada, solta um perfume maravilhoso. Retiramos os grãos da casca do cardamomo e colocamos em um moedor de pimenta para obter o pó para a massa do bolo.

A manteiga noisette é outro ingrediente especial por si só. Não sei se vocês sabem, mas a manteiga pode ser aquecida até que adquira um tom caramelado, dourado e solte um aroma de avelãs que vai encher sua casa. A lactose, que é o açúcar do leite, parece caramelizar e o resultado é um sabor muito especial. Com essa manteiga a gente faz o recheio do bolo.

Para completar essa combinação de sabores, fizemos uma glaçagem de chocolate meio amargo com cognac que combina divinamente com o sabor da pera. Derramamos sobre o bolo já com as peras sobre ele. Da próxima vez, vamos glaçar o bolo primeiro, colocar as peras sobre ele e, então, derramar o restante sobre as peras.


Se for colocar as peras sobre o bolo, retire-as da geladeira um pouco antes - seque-as também - para que não suem muito e o chocolate consiga aderir melhor sobre elas. Dará uma finalização mais bonita.




{Desde o fim do ano passado até agora, o começo desse ano, a vida de nós três tem passado por mudanças. No meu caso, foi ser diagnosticada com sintomas avançados de hipotiroidismo. Ando pesquisando muito e não é a pior doença do mundo, mas não é algo simples de se lidar no dia a dia, pelo menos não enquanto você não começou o tratamento. Por esses motivos, ficamos mais de um mês sem fazer uma postagem.

Venho sentindo os sintomas há alguns anos e, apesar de reclamar numerosas vezes, sempre fui aconselhada a relaxar, que eram coisa normais ou impressões erradas minhas. Não vou me delongar sobre o assunto, só quero deixar um conselho: acredito que as pessoas tem um conhecimento de seu metabolismo, se alguém querido seu estiver se queixando, dê suporte a ele e apoio para que procure aconselhamento médico. Quanto mais cedo a pessoa descobrir como lidar com seu problema, ou que não existe problema mesmo, melhor para ele. Não minimize as coisas, não ajuda em nada.}




B O L O   D E   P E R A   E   C A R D A M O M O  C O M   R E C H E I O   D E   M A N T E I G A   N O I S E T T E   E   G L A Ç A G E M    D E   C H O C O L A T E
Rend.: 8-10 pessoas
De Call Me Cupcake

B O L O   D E   P E R A   E   C A R D A M O M O
1 1/2 xícaras (225 g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
1 xícara (225 g) de açúcar cristal
1/2 xícara (125 ml) de óleo de milho (Não indico o de canola, por ser um óleo produzido industrialmente. Pesquise e, se quiser, use.)
1 ovo grande
1 gema de ovo grande
1/3 xícara (75 ml) de sour cream
1 xícara de peras raladas, drenadas (cerca de 2 peras com casca)

1.  Pré-aqueça o forno a 175°C. Unte duas formas redondas de 12-13 cm de diâmetro.
2.  Em uma tigela grande, peneire e misture a farinha, o fermento, bicarbonato de sódio, sal, canela, cardamomo e açúcar. Reserve.
3.  Em outra tigela, bata com o batedor de arame o óleo, ovo, gema e sour cream.
4.  Adicione os ingredientes molhados aos ingredientes secos até que a mistura fique homogênea. Adicione a pera ralada.
5.  Divida a massa entre as duas formas. Asse por 35-40 minutos (se você estiver usando uma assadeira de 15 cm, comece a checar depois de 30 minutos) ou ate que você faca o teste do palito e ele saia limpo.
6.  Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar para esfriar completamente.


R E C H E I O   D E   M A N T E I G A   N O I S E T T E
225 g de manteiga sem sal
2/3 xícara (90 g) de açúcar refinado
1/4 colher (chá) de cardamomo em pó
pitada de sal
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco

1.  Coloque a manteiga em uma panela pequena em fogo médio e mexa ate que derreta completamente.
2.  Deixe no fogo, mexendo frequentemente ate que os sólidos do leite se tornem castanhos e a manteiga solte um cheiro amendoado, cerca de 5-10 minutos ao total. Tome cuidado para não queimar (a manteiga continua a escurecer mesmo depois de removida do calor. Então tire do fogo rápido).
3.  Raspe as manteiga derretida e os pedaços castanhos em uma vasilha pequena e deixe esfriar ate quase solidificar, mas ainda deve estar mole o suficiente para ser batida com um mixer (cerca de 20-30 minutos no congelador e cerca de uma hora na geladeira).
4.  Ponha a manteiga em uma tigela para ser batida com mixer até que fique leve e fofa, cerca de 3 minutos.
5.  Adicione o açúcar refinado, cardamomo e o sal e bata ate que esteja completamente homogêneo e fofo, cerca de 3-4 minutos. Adicione o creme de leite e bata a cobertura ate que fique fofo.


G L A Ç A G E M   D E   C H O C O L A T E   E   C O G N A C
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) - 15 g - de manteiga
1 colher (sopa) de cacau em pó
35g de chocolate meio amargo ou amargo, picado
1 colher (sopa) de cognac (se quiser omitir, substitua por 1 colher de sopa de creme de leite)

1.  Ponha o creme, mel, manteiga e cacau em pó em uma panela. Aqueça ate que fique bem quente, mas antes de ferver. Remova a panela do calor e adicione os pedaços de chocolate. Mexa ate que fique homogêneo. Adicione o cognac se for usa-lo.
2.  Deixe a glaçagem esfriar. Se você achar que ela esta muito dura para colocar quando ela gelar, reaqueça cuidadosamente - só se certifique que não esteja quente quando você colocar sobre o bolo.
3. Derrame o glaçagem sobre o bolo e espalhe com uma espátula para que escorra pelas laterais do bolo.
4.  Deixe o bolo em temperatura por 15 minutos antes de servir para que o buttercream (creme de manteiga) não esteja muito duro.



M O N T A G E M
1.  Se o bolo estiver estufado por cima, corte o topo deixando-o plano com uma faca. Corte ambos os bolos na metade usando uma faca serrilhada afiada (você vai ter quatro camadas no final). Ponha a primeira camada no seu prato ou suporte para bolos. Passe o recheio na primeira camada. Adicione a próxima camada e repita ate que terminem as camadas.
2.  Espalhe a cobertura sobre todo o bolo. Se o bolo estiver instável, ponha o bolo na geladeira enquanto você prepara a glaçagem.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe