PÃO DE AZEITONA

04:26


Sabe aquele pão irresistível você não consegue parar de cortar outra fatia, passar um pouco de manteiga e devorar? É esse! Toda vez que fiz esse pão a Becca não conseguiu nem esperar que ele esfriasse para já partir para o ataque. Bom que a receita rende dois pães e a alegria pode durar mais alguns minutos (muito raro que dure horas). O bom de mexer com massas de pizza ou pão é que, diferentemente dos doces, não existe a necessidade de seguir a receita milimetricamente. Se a massa estiver muito úmida pode-se acrescentar farinha, se estiver muito seca, água. Fora isso é braço!

Estou sempre em busca de novas receitas de pão, de modos diferentes de fazê-los, o que nem sempre dá muito certo. Mas o que sempre funciona e faz todo mundo feliz é uma receita que a Becca achou no Technicolor Kitchen.




P Ã O    D E    A Z E I T O N A S
Rende: 2 pãos médios ou 4 pequenos


2 1/2 xícaras (350g) de farinha de trigo
1 xícara (240ml) de água morna
1/2 colher de chá (4g) de fermento biológico seco instantâneo 
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de açúcar 
1 1/2 colheres de chá de sal
3/4 xícaras de azeitonas picadas

1.  Em uma tigela pequena misture o fermento, o açúcar e um pouco de água morna (lembrando que ela não pode estar muito quente ou irá matar o fermento). A mistura vai começar a borbulhar em 5-10 minutos, isso é o fermento re-ativando.
2.  Enquanto o fermento volta a vida, em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o azeite.
3. Quando o fermento estiver ativo misture-o à tigela de farinha junto com o restante da água. Sove a massa até ela estar uniforme e elástica. Misture mais farinha caso seja necessário. Para esta parte eu começo misturando os ingredientes com uma colher de pau e somente depois que toda a farinha foi absorvida pela massa eu continuo a sova em uma superfície enfarinhada.
4.  Forme uma bola com a massa e coloque-a de volta à tigela, cobrindo-a com plástico filme. Deixe em repouso até dobrar de tamanho, isso pode levar de 1 a 2 horas.
5.  Quando a massa tiver dobrado de tamanho, dê um soco leve na massa para perder parte do ar. Tire-a da tigela e sove-a um pouco mais. Forme 2 ou 4 pães (de acordo com o tamanho que quiser), divida as azeitonas da mesma maneira. Acrescente as azeitonas à massa e sove novamente, em seguida forme uma bola (ou o formato desejado para o pão) e coloque em uma assadeira enfarinhada. Cubra com um pano limpo e seco e deixe os pães dobrarem de tamanho.
6.  Asse os pães em um forno pré-aquecido a 270ºC por cerca de 40 minutos ou até eles estarem dourados. Uma boa forma de testar se eles estão prontos é dar soquinhos leves no fundo, se soar oco está pronto.
7.  Abra um e passe manteiga. Bom apetite.   


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe