CREPES DE CHOCOLATE RECHEADOS E CHÁ GELADO

18:06


Esse calor tem realmente afetado nosso humor para doces. Levar doces ao forno tem sido tormentoso. Fui a casa da Lorena esses dias e me deparei com um livro de receitas de chocolate. Lembro quando ela comprou, há muitos anos, e eu roubei o bendito dela. Fiquei meses, anos talvez, sujando o livro na cozinha, marcando as páginas, fazendo anotações... Finalmente devolvi, mas amiga que é amiga, deixa os papeizinhos dentro do livro.

As coisas mudaram tanto nos últimos anos, é muito legal enxergar isso. Me deu vontade de fazer todos os doces que a gente não tinha feito ainda. Hoje a gente tem chocolate belga de qualidade e pode comprar, hoje a gente tem baunilha, hoje a gente entende aquela receita longa, cheia de passos... Eles fazem sentido.

Essa semana, fomos chamadas para o ETÁ Jazz, um evento charmoso criado pela Naná, estilista maravilhosa da Flor de Maria. O evento envolve moda, culinária, música e design e pretende levar para rua a energia do jazz nos finais de tarde de um sábado por mês.

O universo conspira para a inspiração. Ficamos envolvidíssmos com o jazz, o chocolate e preparamos um cardápio sensual, decadente e surpreendente para o evento. O começo disso tudo resultou em crepes super simples e ricos de chocolate numa tarde quente de janeiro.

Uma amiga trouxe do Uruguai meu doce de leite preferido. Fazem alguns meses que o tenho guardado para algo que valesse a pena. Recheamos os crepes com ele ou com creme de chocolate com avelãs, calda de frutas vermelhas e um chantilly rápido que a gente bateu, dando um toque inspirado com água de flor de laranjeira.

O Riccardo é viciado em chá gelado e tem me contagiado com essa bebida refrescante. Meu coração ainda pertence ao café, mas nas tarde quentes do final de semana um chá gelado com limão e muito gelo tem sido a pedida.



C R E P E S   D E   C H O C O L A T E   C O M   C R E M E   D E   C H O C O L A T E   E   A V E L Ã,   C O M   C A L D A   D E   F R U T A S  V E R M E L H A S   E   C H A N T I L L Y   D E   F L O R   D E   L A R A N J E I R A 


C R E P E S   D E   C H O C O L A T E
Cerca de 10-12 crepes médios

1 xícara + 1 colher de sopa (150 g) de farinha de trigo
1/3 xícara (30 g) de cacau em pó
10 g de açúcar cristal
2 ovos
450 ml de leite integral

1.  Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o cacau em pó peneirados. Reserve.
2.  Em uma tigela menor, misture bem os ovos, o açúcar e o 150 ml do leite. Junte aos ingredientes secos e misture até ficar bem homogêneo.
3.  Adicione o leite a mistura. Vá mexendo enquanto despeja.
4.  Refrigere a mistura por 2 horas.
5.  Pincele uma frigideira antiaderente com manteiga comum ou de garrafa (a manteiga de garrafa tem um ponto de fumaça mais alto, ou seja, ela queima com menos facilidade que a manteiga comum). Não use uma frigideira muito grande. Aqueça bem a frigideira em fogo baixo.
6.  Encha cerca de 2/3 de uma concha com a massa. Espalhe a massa pela frigideira, inclinando-a.
7.  Quando a massa não estiver mais líquida, vire o crepe no ar ou com a ajuda de uma espátula. Cerca de um minuto de cada lado deve ser o suficiente.

Ponha os crepes em um prato. Você pode cobrir com outro prato para manter quente ou reaquecê-los na frigideira na hora de servir. Os crepes podem ser feitos com horas de antecedência.

Recheamos alguns com doce de leite e outro com creme de chocolate e avelãs, acompanhados de chantilly de flor de laranjeira. Os recheados com creme foram acompanhados com calda de frutas vermelhas.


C A L D A   D E   F R U T A S   V E R M E L H A S
{Rende bastante, para essa receita, pode-se fazer só metade}

Sementes de 1/2 romã
200 g de morango
50 g de cerejas
3/4 xícara de açúcar cristal
3/4 xícara de vinho do porto
1 xícara de água

Junte todos os ingredientes em uma panela, de preferência de fundo grosso, e cozinhe em fogo baixo até que reduza pela metade.


C H A N T I L L Y   D E   F L O R   D E   L A R A N J E I R A

1 xícara de creme de leite fresco, gelado
1 1/2 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

Leve a tigela da batedeira e os batedores ao congelador até gelarem. Junte o creme de leite fresco, o açúcar e a água de flor de laranjeira e bata até obter picos firmes – cuidado para não bater demais, ou o creme virará manteiga.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe