BOLO DE CHOCOLATE COM AVELÃ

16:24



Seguindo com a fase chocolate, fizemos esse bolo que tinha uma cara deliciosa no querido Larousse de chocolate. Logo que a Lorena comprou o livro, esse bolo chamou nossa atencão mas, não sei por que, a gente nunca fez. Aproveitamos para testar antes de levar para o ETÁ Jazz. Na foto do livro ele tinha um interior mais molhadinho, da próxima vez a gente deixa menos tempo no forno. De qualquer forma é um bolo delicioso.

O bolo e essas fotos foram feitos há mais de uma semana. A gente serviu a calda de frutas vermelhas e o chantilly de flor de laranjeira que sobraram dos crepes de chocolate para acompanhá-lo. A calda não é imprescindível, mas a gente recomenda servir com um creme de leite fresco batido pois o bolo é bem denso e com sabor forte de chocolate que combina bem com algo cremoso.

Dentre as surpresas de nossas experimentações com chocolate, uma das mais diferentes e que eu mais gostei foi o pão de chocolate com pimenta que o Riccardo fez. Não tem nem de longe o sabor que eu imaginava para um pão de chocolate, ele é amargo e causa uma estranheza inicial, logo depois ele é acompanhado por um ardido leve, mas bem presente, que torna o amargor muito interessante. Mal posso esperar para repetirmos e comê-lo com uma geléia de laranja. Vai ser perfeito.




B O L O   D E   C H O C O L A T E   C O M   A V E L Ã

1/2 xícara + 2 colheres (chá) - 130 ml - de leite integral
1/2 xícara - 100 g - de açúcar refinado
1 fava de baunilha
2/3 xícara - 100 g - de chocolate amargo (55% a 70% de cacau)
2 colheres (sopa) não muito cheias - 35 g - de creme de chocolate e de avelã
30 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1/2 de xícara + 3 colheres (sopa) - 100 g - de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) - (5,5 g) de fermento em pó peneirado
25 g de avelã moída

1.  Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga uma forma redonda de fundo falso de 20 cm de diâmetro.
2.  Em uma panela, ferva o leite com 20 g de acúcar e a fava de baunilha cortada ao meio sem as sementes. Deixe esfriar.
3.  Derreta, juntos, em banho-maria, o chocolate e o creme de chocolate e de avelã.
4.  Em uma tigela, bata a manteiga com o restante do açúcar até obter uma consistência cremosa. Junte os ovos, um a um, misturando bem a cada adicão. Incorpore o chocolate com creme de chocolate e de avelã derretido e, em seguida, um terço da farinha de trigo e do fermento peneirados juntos.
5.  Retire a fava de baunilha e junte o leite, em duas adições, e o restante da farinha de trigo com fermento à mistura de chocolate. Em seguida, incorpore a avelã moída.
6.  Despeje a mistura na forma e leve ao forno por 35 minutos, ou até que, ao introduzir a ponta de uma faca no centro do bolo, ela saia limpa. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe