BOLO DE PERA E AMÊNDOAS ACOMPANHADO DE CREME DE MASCARPONE, LICOR DE AMÊNDOAS E LARANJA

09:19



Esse bolo já é um velho conhecido, mas nos últimos dias fiz essa receita três vezes. Uma vez para a comemoração de final de ano do escritório, outra para um amigo maravilhoso que fazia aniversário e essa para vocês. 

Admito que ando meio obcecada com peras. Fizemos uma torta de peras, com a pâte sucrée de amêndoas, recheio de frangipane de avelãs e peras com noz moscada, para os eventos - tanto para o Bazar em Casa quanto para o Mercado das Coisas. Além desse bolo delicioso com farinha de amêndoas, separei uma receita de bolo de peras que leva cardamomo que a gente ainda não testou.

Se você ainda não pensou numa sobremesa para o natal ou ano novo, recomendo essa muitíssimo. Tem peras lindas nos supermercados e esse doce é muito refinado, fresco, leve, com o creme de mascarpone possui um sabor fresquinho de laranja e o alcoólico maravilhoso do licor. Combina de mais para ser servido com vinho branco ou espumante bem geladinhos. Uma delícia para as festas de final de ano nesse clima super quente. 

Como pegamos encomendas limitadas de final de ano, estamos um pouco sem tempo. E, para quem precisar fazer algo de última hora, ou, como a gente, tá meio sem tempo, ele é bem simples e rápido de fazer. O que é de uma ajuda incrível!




B O L O   D E  P E R A   E   A M Ê N D O A S
Serve 10 pessoas

125 g de manteiga em temperatura ambiente + 10 g para untar
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) - 125 g - de açúcar cristal
2 ovos grandes
1/3 xícara + 1/2 colher (sopa) - 50 g - de farinha de trigo peneirada
1 xícara - 100 g - de farinha de amêndoas (gosto de moer as amêndoas na hora, as farinhas que encontro prontas no supermercado, além de serem mais caras, costumam estar muito úmidas)
1/2 colher (chá) de fermento em pó
3 peras maduras descascadas, cortadas ao meio e sem sementes
50 g de amêndoas em flocos (com o final de ano, achei mais difícil encontrar as amêndoas em flocos, então usei as em lascas mesmo. Mas acho que as em flocos dão um efeito mais bonito)
açúcar de confeiteiro para polvilhar

1.  Pré-aqueça o forno a 190°C.
2.  Unte e enfarinhe uma forma de torta de fundo removível de 20 cm de fundo removível. A minha é um pouco maior e as peras não ficam totalmente cobertas, mas não tem problema. 
2.  Em uma tigela pequena, misture bem a farinha de trigo peneirada, a farinha de amêndoas e o fermento em pó. Reserve.
3.  Bata a manteiga e o açúcar na batedeira, até ficar claro e fofo. Acrescente os ovos, batendo bem a cada adição.
4.  Junte a mistura de farinhas com uma colher grande de metal. Ponha na forma.
5.  Disponha as metades das peras por cima do bolo e asse por 25 minutos. Após esse tempo, espalhe as amêndoas em flocos por cima e leve de volta ao forno por mais 10 minutos. Faça o teste do palito no centro do bolo e se sair limpo, pode retirar do forno.
6.  Deixe o bolo esfriar na forma, em seguida retire cuidadosamente desenforme-o. Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir. Sirva com o acompanhamento de mascarpone, disaronno e laranja.

C R E M E   D E   M A S C A R P O N E,   L I C O R   D E   A M Ê N D O A S   E   L A R A N J A 

250 g de mascarpone
raspas de duas laranjas bahia
4 colheres (sopa) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de licor de amêndoas - eu usei o Disaronno, você também pode usar o Amaretto ou Marsala doce
açúcar a gosto - não usei, mas de 1 a 2 colheres (sopa) deve ser suficiente

Bata tudo, guarde na geladeira e sirva gelado com o bolo.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe