BOLO DE MORANGO E LIMONCELLO E COMO SALVAR CREME DE LEITE TALHADO

10:46


Outro aniversário muito especial da família BlackBird. Ontem, o marido da Lo fez aniversário e fizemos esse bolinho delicado e fresquinho para ele. O Luiz não curte doces muito açucarados e adora limão, morango e frutas azedinhas... Então, bolo de morango e limoncello pra ele!
  Mas, desculpa, o mais incrível aconteceu quando o creme de leite talhou. Sim! Fiquei feliz com isso porque a gente conseguiu salvar um creme de leite talhado! Me senti subindo alguns níveis na cozinha com isso. Calor e acidez são responsáveis por talhar um creme de leite fresco. Então, fazer chantilly nesse calor as vezes não dá muito certo. 

Procuramos na internet como salvar o bendito, afinal, nos recusamos a sentar e chorar sobre o mascarpone desperdiçado. Não encontramos nada! Só uma dica ou outra envolvendo maizena. Mas onde a internet não salva existe uma avó cozinheira das boas. Dona Vania salva maionese talhada adicionando mais gordura, no caso dela, gema. Aplicamos o mesmo princípio com mais creme de leite.


Se qualquer creme a base de creme de leite batido que você fizer talhar, proceda assim:

{  S A L V A N D O   C R E M E   D E   L E I T E   T A L H A D O  }


Pegue uma vasilha nova, limpa, bem seca e ponha cerca de uma ou duas colheres de sopa de creme de leite novo, fresco. Bata com um fouet, até começar a ficar em ponto de chantilly. Nesse caso não recomendamos batedeira. Dá trabalho e cansa, mas funciona. Se você tiver alguém pra revezar com você, melhor ainda.

Com uma colher de sopa vá adicionando o creme talhado a mistura: adicione uma colher do creme talhado e bata bem até ele se incorporar ao creme fresco batido. Quando estiver uniforme adicione mais uma colher. Proceda assim até todo o creme talhado ter sido incorporado e ficar com a textura desejada. 

 
B O L O   D E   M O R A N G O   E   L I M O N C E L L O

Serve: 6-8 pessoas

200g de manteiga amolecida

1/2 xícara + 2 colheres de sopa (130g) de açúcar cristal
3 ovos médios
3 colheres (sopa) de limoncello
1 1/2 xícara + 1 1/2 colheres de sopa (225g) de farinha
2 colheres (chá) de fermento em pó
pitada de sal
raspas de 1/2 limão siciliano

1.  Pré-aqueça o forno a 175°C.

2.  Unte e enfarinhe duas formas de 15cm de diâmetro.
3.  Em uma tigela grande, bata a manteiga e o açúcar até que fique claro e fofo, cerca de 5 minutos.
4.  Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Adicione o limoncello e bata até que fique homogêneo.
5.  Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal e misture bem. Adicione os ingredientes secos aos molhados. Adicione as raspas de limão e mexa até ficar homogêneo.
6.  Divida a mistura entre as duas formas preparadas, alisando o topo da massa com uma colher ou uma espátula de silicone. Asse por 30-35 minutos ou até que ao fazer o teste do palito, este saia limpo.
7.  Deixe os bolos esfriarem nas formas por 10 minutos antes de desenformá-los sobre uma gradinha. Depois espere esfriar completamente.

C O B E R T U R A   D E   M A S C A R P O N E

250g de mascarpone
3-5 colheres de sopa (30-45g) de açúcar refinado
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
raspas de 1/2 limão
1 colher (chá) de limoncello

M O R A N G O S


morangos frescos para decorar e rechear

1.  Bata o mascarpone e o açúcar refinado.

2.  Adicione o creme de leite fresco e as raspas de li mão e bata até que engrosse.
3.  Adicione o limoncello se desejar e misture até encorporar.

Montagem

1.  Corte cada bolo em duas camadas. Ponha a primeira camada do primeiro bolo em um suporte ou prato para bolos. Espalhe 1/4 do recheio de mascarpone sobre ela e cubra com morangos cortados em fatias finas. 
2.  Ponha a outra camada do bolo sobre o recheio, espalhe outro 1/4 do recheio e cubra com mais morangos cortados em fatias finas. Repita o processo com as outras duas camadas do outro bolo. Finalize cobrindo com morangos cortados no meio e flores comestíveis, se desejar - como a feira só seria no sábado, a gente colocou uns raminhos de manjericão, mas pode colocar de hortelã também.

Notas:
- Você não precisa cortar as metades do bolo. Pode fazer esse bolo em apenas duas camadas.
- Se o bolo ficar instável, insira um palito de churrasco ou um suporte de plástico para bolos (que parece um canudo, mas é mais rígido e você encontra em lojas de confeitaria). Ponha na geladeira para firmar o creme. Se for um palito de churrasco e você for servir o bolo com ele, certifique-se de avisar aos seus convidados.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe