GRANOLA DE CHOCOLATE BRANCO, FRUTAS VERMELHAS, MACADÂMIA E COCO

10:32


Granola que é granola tem que ter aglomerados. Sabe aqueles montinhos crocantes de delícia? Essa tem tudo isso. Apesar dela ser feita com clara de ovo, se você for vegano, ela pode tranquilamente ser feita sem também.
Sem brincadeira, essa receita é maravilhosa. A granola mais gostosa que já comi na vida. Por isso, relevem as fotos, que ficaram péssimas, e façam em casa!
Ela é crocante, ligeiramente doce, o chocolate casa com as frutas vermelhas, a macadâmia e o coco de forma primorosa. Comê-la com iogurte natural e uma frutinha mais azedinha, como o kiwi fica fantástico.

Existem feiras (para quem mora em Vitória, a de Jardim da Penha tem) que vendem o coco seco já ralado, em flocos menores e maiores. Pode fazer com esse mesmo, se preferir. Para esse floco de coco gigante, eu comprei um coco seco e ralei ele em casa.



S E P A R A R   O   C O C O   S E C O   D A   C A S C A

1.  Um dos três buraquinhos do coco é diferente dos outros dois, mais mole. Fure o coco ali e escorra a água de dentro do coco.
2.  Esquente o coco em forno médio por 10 minutos.
3.  Ponha o coco quente envolvido em um pano de prato e, segurando pelas pontas do pano de prato, bata o coco fortemente no chão até que ele se quebre. Os pedaços de coco quebrado devem se soltar facilmente da casca marrom dura externa.
Você pode retirar a casca marrom mais fina descascando com uma faquinha afiada, mas não fará diferença no leite de coco. Seu coco ralado ficará um pouco mais escuro, mas não influenciará no sabor dele. Eu não retiro.


F L O C O S   D E   C O C O
Rend.: Cerca de 1 xícara

Um pedaço triangular, grande, com cerca de 12cm de comprimento dos lados, rende cerca de 1 xícara de flocos de coco.

1.  Pegue o pedaço grande de coco sem casca e rale nas lâminas que fatiam de um ralador.


G R A N O L A   D E   C H O C O L A T E   B R A N C O,  F R U T A S   V E R M E L H A S,
M A C A D Â M I A   E   C O C O
ligeiramente adaptado de LocalMilk

1 xícara (50g) de flocos grandes de coco
1 xícara (95g) de flocos de aveia
1 xícara (125g) de farinha de aveia
1 xícara (30g) de flocos de arroz
1/2 colher (chá) de sal
1/4 xícara (50g) de açúcar
3/4 xícara (70g) de macadâmias picadas grosseiramente - substitua por amêndoas se precisar
1/4 xícara (85g) de mel
1/3 xícara (75g) de óleo de coco não refinado, em estado líquido, mas não quente
1 clara de ovo, temperatura ambiente - se estiver gelada, solidificará o óleo de coco
1 xícara de frutas secas, picadas grosseiramente - eu usei goji berry, açaí e cranberry
100g de chocolate branco, picado grosseiramente

1.  Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel manteiga.
2.  Em uma tigela grande, misture bem os flocos de coco, a farinha e os flocos de aveia, os flocos de arroz, sal, açúcar e amêndoas.
3.  Em uma tigela separada, misture o mel, óleo de coco e a clara, até ficar homogêneo.
4.  Adicione os ingredientes molhados na tigela dos secos e mexa bem ate que todos os ingredientes se combinem e todos os ingredientes secos fiquem molhados,
5.  Disponha a granola na assadeira em uma massa sólida, uma única camada, cerca de 2 centímetros.
6.  Asse por 20-25 minutos, até as beiradas começarem a dourar. Remova do forno, vire a granola, e asse por mais 20 minutos ou até que fique dourado. - Eu tirei do forno, cobri com uma folha de papel manteiga, coloquei uma tabua em cima, e virei com a ajuda de uma luva de cozinha. Se você tiver uma espátula muito grande, pode tentar virá-la com ela. Quanto menos você mexer na sua granola mais ela ficará crocante.
7.  Deixe a granola esfriar completamente (ficará crocante em temperatura ambiente). Então quebre em aglomerados do tamanho que desejar, gentilmente adicione as frutas e chocolate branco e armazene em um pote hermeticamente fechado (isso é super importante, você quer manter a crocância da sua granola até terminar de consumi-la!).


Se vocês virem uma frutinha chamada golden berry por aí, comprem na hora! É a physalis, aquela que as pessoas usam para decorar naked cakes, sabe? Dessa forma, seca, ela cristaliza, fica docinha, uma delícia. 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe