CHEESECAKE DE LIMÃO E BLUEBERRY VEGANO E "NO BAKE"

03:15


Como se fala "no bake" em português? Cru? Mas pra que dizer que é cru? Existem umas modas culinárias que não fazem muito sentido na minha cabeça. Acho que faz parte da nossa necessidade em categorizar coisas, enquadrá-las de alguma forma em um padrão. Lá em casa nunca teve essa de comida saudável/porcaria. Se come de tudo. Comida é diversidade e cada ingrediente e receita tem suas qualidades e defeitos. O que não pode é não ter qualidade, ter uma procedência duvidosa, ter aditivos, conservantes, químicos que te fazem mal e restringir sua dieta a pouca variedade.




Pra mim é um cheesecake, ponto. Vegano ou não vegano é uma delícia! Mas tem uma galera se conscientizando da quantidade irracional de carne e derivados de animais que a gente come e diminuindo ou interrompendo seu consumo desses ingredientes (alguém aí já viu Cowspiracy?). Então, acho que essa receita vai ser legal para veganos (e não veganos também!).

E, nesse calor, não ir ao forno ajuda todo mundo, né? Fora que o creme parece um sorvetinho. Super leve e refrescante. O que importa mesmo é que ela é deliciosa. Vou refazer essa receita muito ainda e de vários sabores diferentes.
A tortinha parece grande nas fotos, mas ela é uma gracinha pequenina.




CHEESECAKE DE LIMÃO E BLUEBERRY VEGANO E "NO BAKE"
receita do Call Me Cupcake

Rend.: 1 torta de 15cm de diâmetro. Serve cerca de 6 pessoas.

MASSA
1/2 xícara de tâmaras sem sementes
1/2 xícara de amêndoas
pitada de sal

RECHEIO
3/4 xícara de castanha de caju, de molho em água de um dia para o outro e então drenada*
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
raspas da casca de 1 limão siciliano pequeno
3 colheres (sopa) de óleo de coco, em estado líquido
1/3 xícara de leite de coco integral
1 a 3 colheres (sopa) de maple syrup (a gosto)
1/4 xícara (25g) de oxicoco (blueberries)

COBERTURA
oxicocos (blueberries) frescos
coco em flocos grandes
raspas de limão siciliano

1. Deixe as tâmaras de molho em água quente por 15 minutos e então drene. Ponha as amêndoas no processador de alimentos e pulse até ficar finamente moído. Adicione as tâmaras e o sal e pulse até que se forme uma pasta .
2. Pressione a mistura em uma forma de fundo removível de 12cm (se você não tiver uma, use uma forma para tortas ou uma forma comum de bolo coberta com papel manteiga). Ponha a forma no freezer enquanto você prepara o recheio.
3. Ponha todos os ingredientes desta etapa no liquidificador e misture até que a mistura fique o mais homogêneo possível. Disponha sobre a massa, cubra com plástico filme e deixe no congelador por, pelo menos, 4 horas.
4. Remova a cheesecake da panela e deixe chegar a temperatura ambiente por 10-15 minutos antes de cortar. Cubra com oxicocos frescos, coco e raspas de limão. (Você pode passar sua forma em água quente para fazer um corte limpo. Seque-a antes de cortar). Deixe no prato mais uns 10 minutos antes de servir.

*Se você estiver com pressa, deixe as castanhas de caju em água bem quente por 1 hora



You Might Also Like

2 comentários

  1. que torta linda, vamos fazer com certeza! nos grupos veganos tenho visto muitas receitas crudívoras (em inglês sempre vejo "raw food"), que são super saudáveis, e acho que essa tortinha se encaixa na definição. quando fizer dou o feedback ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crudívora é uma boa forma de traduzir.
      Obrigada pela mensagem e quando fizer conta pra gente e tira fotos!
      Ela definitivamente é fotogênica. haha (;

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe