TARTE AU CITRON - MELHOR TORTA DE LIMÃO DA VIDA

10:49

P A C I Ê N C I A   E   C O N F E I T A R I A


Confeitaria tem muito a ver com paciência e esse é um post sobre a como a falta dela as vezes não gera os melhores resultados se você busca perfeição. Essa semana eu estou doente. Ainda. Mas isso é só uma desculpa, porque, na verdade, eu não tenho muita paciência sempre. Então, esteticamente, essa foi uma torta desastrosa. Assei a massa sem os pesinhos do feijão e as laterais caíram (nem sempre isso acontece), não usei geleia de maçã e sim de damasco, que é mais escura, e a torta não ficou com a cor linda do creme de limão siciliano...
Mas, a verdade é que eu gosto mais das imperfeições, acho elas mais interessantes, tem beleza nas coisas quebradas, no lado escuro, no defeito... Então, quando essa torta deu errado de várias formas, ainda mais para tirar as fotos, decidi tentar mesmo assim. Afinal, um doce bagunçado costuma ser mais gostoso que esses doces perfeitos de padaria, não é mesmo? E todo mundo que comeu adorou.
Não sei vocês, mas leite condensado não é meu doce preferido. Tenho pavor dessas tortas de limão cheias de leite condensado e com merengues super açucarados. Essa receita é maravilhosa! Tem um sabor suave e refrescante que faz jus a essa frutinha deliciosa. Eu prefiro servi-la sem merengue por cima. Além de achar que ela fica linda apresentada dessa forma (quando feita com paciência ou um pouquinho de sorte), penso que o sabor se destaca melhor assim. Mas nada impede que ela seja servida acompanhada de amoras, calda de frutas ou creme.



Faz 1 torta de 26cm
receita do Pierre Hermé, levemente adaptadas, retiradas do livro Chefs

5 limões sicilianos
240 g de açúcar
4 ovos
160 ml de suco de limão siciliano
300 g de manteiga, à temperatura ambiente, cortada em pedaços
1 pâte sucrée de 26cm de diâmetro, totalmente assada
Geléia de maçã ou de marmelo (opcional) para dar brilho - quando não faço geleia de maçã, uso a de damasco

1. Coloque raspas de limão e o açúcar em uma tigela. Com as mãos, esfregue as raspas de limão no açúcar até que a mistura fique úmida. Adicione os ovos e misture tudo com o fouet. Acrescente o suco de limão e misture.
2. Coloque a tigela sobre uma panela com água fervente. O fundo da tigela não deve tocar a água. Cozinhe, mexendo com o fouet, até que o creme de limão atinja 82-83ºC no termômetro digital.
3. Coe o creme para uma tigela grande e deixe esfriar até 60ºC, mexendo de vez em quando. Adicione os pedaços de manteiga, um a um, batendo com um mixer. Bata o creme em velocidade máxima por 10 minutos, até ficar homogêneo. - Você também pode usar o fouet, mas é necessário respeitar os 10 minutos para que o creme fique leve e macio e a manteiga seja completamente incorporada.
4. Despeje o creme de limão frio dentro da massa assada. Alise a superfície com uma espátula. Deslize a torta para um prato de servir e remova o aro da forma.
5.  Antes de glaçar a torta, costumo cortar tirinhas da casca de um limão fresco e espalhar cuidadosamente por cima dela. Além de intensificar o sabor de limão deixa a torta linda - Para glaçar a torta, derreta a geléia de maçã ou de marmelo em uma panela pequena, em fogo baixo, ou em uma tigela no microondas. Despeje a calda sobre o recheio de creme de limão.

Observações
É imprescindível usar suco de limão fresco.
É importante que a mistura de ovos, após cozida, esfrie até 60ºC antes de receber a manteiga. Se estiver muito quente, a manteiga derreterá demais e alterará a textura do creme.



You Might Also Like

1 comentários

  1. Estava realmente uma delícia, adoro suas "imperfeições"! E sempre acreditei que defeitos viram ótimos efeitos.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe