MANJAR DE CÔCO VERDE COM CALDA DE AMEIXA E VINHO DO PORTO

05:41


Resolvi espalhar para o mundo uma maravilha feita pela minha avó, afinal de contas, coisa boa não deve ser mantida em segredo.
Esse manjar é a solução para quem gosta de água de côco mas não dá conta da textura do côco seco nas coisas. Ele é simplesmente feito da carne do côco verde!  Então, meus amores, fica um creme lisinho! Nada de coquinho seco engasturando a boca! 



M A N J A R   D E   C Ô C O   V E R D E
(usando como base uma xícara medidora de 240ml)

800ml + 200ml de leite
1 xícara de açúcar
3 xícaras de carne de côco verde
7 colheres de sopa de amido de milho

No liquidificador bata 800ml de leite, o côco e o açúcar. Dissolva o amido de milho no restante do leite. 
Em uma panela misture tudo e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. 
Despeje em uma forma, espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Use uma forma com furo no meio para facilitar na hora de desenformar. Se quiser, pode untar as paredes dela com óleo de côco.

Para acompanhar o manjar, minha avó sempre fez caldas de frutas, geralmente de ameixas ou abacaxi, eu escolhi uma receita de Geléia do Projeto Banquete, e ficou incrível!
Para servir sobre o manjar, levei a geléia, previamente pronta, ao fogo baixo e adicionei um pouco mais de água, só pra ela ficar mais molinha e cair bem sobre o doce.
Algumas observações sobre o doce: Eu fiz em uma forma sem furo no meio, e achei que ficou meio instável, portanto, formas com furo no meio têm menos chance de colapsos! E me disseram que quando a forma está molhada, é fácil de tirar o manjar da forma, eu achei meio arriscado, então é bom untar pra ele escorregar sem medo, se tiver óleo de côco pra fazer isso então, arrasa!



G E L É I A   D E   A M E I X A S   E   V I N H O   D O   P O R T O
Receita retirada do Projeto Banquete

600g de ameixa vermelha
1/2 xícara de vinho do porto
suco de 1 limão
3/4 de xícara de água
1 pau de canela 
2 xícaras de açucar cristal ou demerara

Cortar as ameixas ao meio e retirar o caroço. Dispor um uma panela funda e adicionar o vinho do porto, o suco do limão, a água e a canela. Levar ao fogo baixo e deixar ferver.
Quando as cascas das ameixas começarem a rachar, adicione o açúcar. Deixar cozinhando por aproximadamente 20 minutos, ou até começar a ficar mais consistente, uma forma de ver isso é levantando a colher, se gotejar mais vagarosamente, está no ponto.
Para conservar bem, ponha em um vidro esterilizado, faça um disco de papel manteiga ponha sobre a geléia e tampe.
Dura até 2 meses após aberto na geladeira.

Rende: 600g de geléia.  


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe