LEITE, CREME DE LEITE, MANTEIGA, BUTTERMILK E LEITE CONDENSADO

06:40


Sabe aquela coisa de que as pessoas param de tomar leite depois que crescem? Sim? Bom, eu não. Adoro tomar leite até hoje. Se não tomo mais com achocolatado, tomo com um café quentinho ou com chocolate quente.
Mas de um tempo pra cá eu estava sentindo muito um gosto de remédio nesses leites de caixinha. Depois de todos esses escândalos de adulteração de leites e com o aumento das feiras de orgânicos, passei a comprar leite na feira de vaquinhas felizes. E comprovado: o leite tem um gosto absurdamente diferente! É delicioso, sem gosto de nada químico e super rico.
Além disso eu ficava por aí pagando 10 reais num vidrinho de creme de leite fresco, ou então, comprando aquelas porcarias no supermercado que é tudo menos creme de leite. Vocês não sabem o quanto é fácil fazer.
Eu compro leite na feira de orgânicos toda semana e, sem querer, aprendi a fazer creme de leite e manteiga. O que eu não sabia, e descobri com a Dulce Delight, é que eu tinha conseguido fazer buttermilk também.

Então sábado é dia de comprar os leites na feira e processar eles para a semana. Enquanto fazia isso, assei em uma forma de bolo inglês o restinho de uma massa pra bolo de laranja que rendeu de mais. Comi quente com manteiga salgadinha e depois uma fatia coberta com leite condensado. Acompanhado de um café com leite fresco.



C R E M E   D E   L E I T E
É importante para que você extraia o creme de leite - também chamado de nata - que o leite não seja pasteurizado. Isso significa que as partículas de gordura do leite não foram obrigadas a se fundirem com as demais partículas do leite.
Deixe o leite cru na geladeira de um dia para o outro. Na manhã seguinte o creme de leite terá se concentrado na parte de cima do recipiente e será fácil retirá-lo e colocá-lo em outro recipiente.

M A N T E I G A   E   B U T T E R M I L K
Ponha o creme de leite em um processador de alimentos e bata até que a gordura separe do resto do leite.
Reserve o líquido, este é o buttermilk, muito utilizado em receitas americanas. Difícil de ser encontrado aqui para comprar, geralmente é substituído por um leite talhado com limão:

       S U B S T I T U T O   D E   B U T T E R M I L K
Rend.: 1 xícara
1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora
1 xícara - 1 colher de sopa de leite

Ponha a colher de sopa de suco de limão e complete o restante do recipiente com leite. Reserve de 5 a 10 minutos para que talhe e utilize na receita que você precisar.

       M A N T E I G A
Geralmente eu já pegava a manteiga e colocava para utilização. A Raíza do Dulce Delight ensina a retirar todo resíduo do leite da manteiga, o que faz ela durar muito mais. Você pode ver ela fazendo isso neste vídeo.
Coloque a manteiga em uma tigelinha. Adicione dois copos de água gelada e vá apertando a manteiga com uma espátula para "limpá-la". A água deve ficar turva, descarte-as. Repita a operacão até que a água saia limpa. E não se preocupe: água e gordura não se misturam! Então você não corre o risco de misturar tudo numa meleca.
Uma dica é não fazer isso em um dia muito quente ou em uma cozinha muito quente. Você consegue fazer dessa forma, mas é um pouquinho mais difícil de trabalhar a manteiga com ela muito mole.
Se você quiser uma manteiga salgadinha, adicione sal e vá amassando com a espátula. Assim como a Raíza, eu costumo usar flor de sal, que tem um sabor mais suave e grãozinhos maiores que o sal refinado comum. Fica saboroso e com uma textura que eu adoro.



L E I T E   C O N D E N S A D O
1 litro de leite
300g de acúcar

Mexa em fogo alto sem parar até a mistura começar a engrossar. O ponto correto parece muito mole. Então quando começar a engrossar, vá testando o ponto colocando um pouquinho da mistura sobre um pires gelado. Quando você inclinar o pires, a bolinha de leite no centro deve escorrer devagar. Isso quer dizer que está pronto e você deve retirar a sua panela do fogo.
Não desanime, o leite tem que ferver e ficar mais uns 20 minutos no fogo. Você pode achar que não vai funcionar, mas acredite!
Apesar de já estar pronto, ele fica meio opaco, então entra outro truque que eu aprendi com a maravilhosa Raíza: bata o leite condensado em uma batedeira, mixer ou liquidificador até ele esfriar. O ponto fica idêntico ao da latinha, cheio de brilho e com um gostinho maravilhoso.
Dura até um mês na geladeira e em pote vedado e esterilizado dura muito mais.






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe