BOLO DE LEITE CONDENSADO

05:44


Na confeitaria brasileira, a gente usa muito leite condensado. A mousse, o tradicional doce francês, cuja tradução significa espuma, não leva leite condensado, leva creme de leite. A torta de limão pode ser feita com creme de ovos e açúcar, o chamado de lemon curd pelos americanos. Apesar de leite condensado não ser a base dos meus doces preferidos, tenho minhas exceções: brigadeiros e pudins de leite são coisas fantásticas.

Além disso, o leite condensado é uma ótima forma de conservação do leite fresco e esse bolo fica uma delícia. Incrivelmente, não explode de açúcar no seu paladar. Se você sabe que o leite vai estragar antes de conseguir consumi-lo, pode fazer o leite condensado e armazená-lo durante, pelo menos, um mês na geladeira. Se você se enrolou e o leite talhou, você pode fazer doce de leite talhado. A gente vai postar a receita aqui depois. O importante é não desperdiçar comida!
Esse é um bolo que faço há anos e é super simples. Bolos simples são os que eu mais gosto e perfeitos para acompanhar um cafézinho à tarde. Ele é muito rápido de ser preparado e leva poucos ingredientes.

Usei o leite condensado caseiro que tinha feito esses dias e, com o que sobrou, fiz uma cobertura com especiarias. Ótimo sabor para aproveitar esse tempinho nublado, já que o calor resolveu dar uma folguinha. Finalizei cobrindo com as raspas de uma laranja, mas costumo apenas polvilhar açúcar de confeiteiro por cima dele. Não precisa de mais nada.




B O L O    D E   L E I T E   C O N D E N S A D O
levemente adaptado do blog Technicolor Kitchen

1 lata (395g) - 300ml - de leite condensado
4 ovos
1 xícara (120g) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
¼ xícara (50g) de manteiga sem sal, derretida e fria
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar, opcional

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de furo central de 22cm de diâmetro com manteiga.
Junte todos os ingredientes numa tigela grande e misture bem. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até sentir o cheirinho de bolo na casa, até que cresça e asse por dentro – faça o teste do palito.
Retire do forno e coloque a assadeira numa gradinha. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro, ou faça a cobertura a seguir.


Dobrei a receita dessa vez, para usar uma forma bundt que eu tenho e que cabe muita massa. Não recomendo, pois esse bolo possui uma camadinha externa e o interior fofinho, esponjoso. E, ao dobrar a receita, achei que ele ficou mais pesado e denso do que devia.



C O B E R T U R A   D E   L E I T E   C O N D E N S A D O

180ml de leite condensado
20g de manteiga

Noz moscada a gosto
Canela em pó a gosto
1 colher (chá) de extrato ou essêndia de baunilha
Raspas de 1 laranja ou 1 limão, opcional

Em uma panela pequena ponha todos os ingredientes, comece a cozinhar em fogo alto, sem parar de mexer, até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo até começar a dar o ponto do brigadeiro, ou seja, a mistura deve começar a soltar do fundo. Retire imediatamente do fogão para que não fique duro de mais. O ponto correto é de brigadeiro mole. Despeje ainda quente sobre o bolo. Se quiser, cubra com raspas de laranja ou limão.





You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe