PÃO GRANARY

06:54

[In English]

Este é um pão integral, com uma textura muito particular, castanho e que adorei comer torrado com manteiga coberto com bastante mel por cima, acompanhado de um copão de café. Minha mãe comeu-o com um porco maravilhoso que havia sobrado de almoço, com geléia de pimenta. Acho que um doce dá um toque muito bom a ele.



A forma de fazer esse tipo de pão é muito parecida com a forma de fazer o pão com farinha comum. A diferenca maior é a utilização da farinha granary, que é uma farinha integral, de cor castanha e composta por flocos de trigo maltado. Ela é um tanto difícil de encontrar no Brasil. Entretanto é possível fazer um blend de farinhas para substituí-la.
Utilizamos a farinha integral moída em moinho de pedra, o processo tradicional preserva melhor o sabor que o processo mecânico. Essa receita do blend também leva farinha de trigo sarraceno. Em Vitória é um pouco difícil encontrar, mas eu achei no Empório Veganza (e fui super bem atendida, além de ter provado um cajuzinho feito de batata doce que estava uma delícia. Recomendo muito!).
As farinhas de trigo integrais contém fibras do trigo, gerando um pão de sabor mais forte e textura mais densa, além de serem mais nutritivas que as farinhas refinadas. 





Blend de farinha (Granary)
do simples, mas fantástico 200 Receitas de Pães Tentadores

500g de farinha de trigo integral fina
200g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo sarraceno

Pão Granary
Faz 2 pães

500g de farinha granary
1 1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300ml de água
azeite extra-virgem para untar

1.  Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione o fermento e misture mais.
2.  Abra uma cavidade no meio, adicione a manteiga sem sal e amasse. Vá adicionando água aos poucos até obter uma massa macia e homogênea (a quatidade de água pode variar conforme a absorção de líquidos da farinha).
3.  Coloque a massa na superfície de trabalho enfarinhada e sove até ficar lisa e elástica. Forme uma bola com a massa, unte-a com azeite extra-virgem e retorne para a tigela. Cubra com plástico PVC e deixe crescer até dobrar de tamanho. 
4.  Sove-a novamente para retirar os gases formados anteriormente. Divida em duas partes e enrole cada uma delas dando uma forma alongada. O Ri costuma fazer um retângulo e dobrar em duas dobras ao longo do comprimento.
5.  Ajuste as massas em duas fôrmas de pão de 500g untadas com azeite ou manteiga. Cubra novamente com filme PVC e deixe fermentar até dobrar de volume. Utilizamos duas fôrmas de bolo inglês de 28 x 11cm.
6.  Pré-aqueca o forno a 200ºC.
7.  Asse os pães por aproximadamente 30-35 minutos ou até que estejam crescidos, dourados e soem ocos quando bater embaixo deles. Desenforme o pão e deixe esfriar. Mas se não resistir, coma quentinho como a gente! 

Você pode acrescentar 3 colheres (sopa) de linhaça dourada ou marrom se quiser.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe