PÃO & PIZZA

14:36

[In English]

Minha casa gira em torno da cozinha. Enquanto eu escrevo este post, meu namorado, o Riccardo, está fazendo mais um pão. Foi aniversário dele esses dias e eu dei de presente uma caixa cheia com vários tipos de farinha. O que pra muita gente seria um presente estranho, deixou ele feliz igual a criança em dia de natal. 



Para o primeiro post a gente compartilha a receita básica de massa desse menino italiano. Ela serve tanto para massa de pizza quanto para a massa básica de pão branco.





Massa Base

500g de farinha tipo 1, mais um pouco para polvilhar
250ml de água
10g de fermento biológico seco
1 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de chá de azeite extra virgem

1.  Ponha a água em um copo grande e junte o açúcar. A água deve estar entre temperatura ambiente e temperatura morna. Se for esquentar não ultrapasse 40ºC, pois irá matar o fermento e impedirá o pão de crescer e ficar macio.
2.  Nessa mistura coloque o fermento para que ele comece a se desenvolver. 
3.  Enquanto isso misture a farinha e o sal. O Riccardo costuma começar a fazer numa tigela grande e só mexer com a mão após começar a dar liga para evitar bagunça.
4.  Faça uma cova no meio da mistura de farinha e vá adicionando a água aos poucos, misturando até obter uma massa macia e homogênea (a quantidade de água pode variar conforme a absorção de líquidos da farinha).
5.  Enfarinhe a superfície de trabalho e sove a massa até ela ficar lisa e elástica, ou seja, quando você pressionar levemente com o dedo e soltar, ela logo volta a sua posição inicial. Uma dica é usar a base da palma da mão para sovar a massa.
6.  Faça uma bola com a massa e unte-a com o azeite. Coloque de volta na tigela, cubra com filme PVC e deixe crescer até quase dobrar de tamanho,cerca de uma hora e meia a duas horas depois. Se você colocar em local abafado ou onde bata sol, o processo acontecerá mais rapidamente.


Pão
Faz 2 pães

7.  Quando a massa tiver crescido o suficiente, sove-a novamente para retirar os gases que se formaram durante o descanso. Divida-a ao meio e dê forma a dois pães. O Riccardo costuma achatar cada massa levemente, formando rusticamente, dois retângulo de uns 5cm de espessura para dobrá-los em três partes. 
8.  Ponha os dois pães em uma assadeira grande, levemente enfarinhada, e cubra com um pano de prato seco e limpo. Espere crescer por 30 minutos.
9.  Pré-aqueça o forno a 240ºC. Asse os pães por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourado e fizer um som de oco quando você der leves soquinhos por baixo dele. Uma outra dica é colocar uma tigelinha com água dentro do forno, ajuda a manter a umidade dentro do forno e a crosta ficar crocante.
10.  Deixe esfriar sobre uma gradinha para cortar. A gente nunca consegue esperar! Adoramos comer ele quentinho com manteiga. 

Obs.: para um pão com furinhos, como o da foto, você pode pular a parte de sovar a segunda vez, deixando o ar dentro da massa. Deixe-a crescendo por mais tempo, esse a gente deixou crescendo de um dia para o outro. Na hora de formar o pão molhe um pouco as mãos para mexer na massa para que ela não grude. Faça a dobra com cuidado, evitando mexer de mais para o ar não escapar e ponha para assar como indicado acima.


Pizza
Faz 4 pizzas médias

7. Quando a massa tiver crescido o suficiente, divida-a em 4 partes e abra-a em formas para pizza. O Riccardo acha desnecessário sovar e deixar crescer novamente, mas faça como achar melhor. Pincele o molho de tomate, ponha o recheio e leve ao forno pré-aquecido para assar.




Em outro post faremos um especial de pizza, com o famoso molho de tomate do Ri e algumas ideias de recheio que a gente ama comer!


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Instagram

Subscribe